Um local em forma de livro para homenagear um amante das letras e da literatura vai ser inaugurado nesta sexta-feira, 5, às 11h, em Passo Fundo.
O Quiosque da Leitura Roberto Pirovano Zanatta será inaugurado nesta sexta-feira. O local em forma de livro vai homenagear um amante das letras e da literatura. Localizado na Praça Antonino Xavier e Oliveira, em frente ao Hospital da Cidade, o quiosque foi construído em formato de livro aberto, com 96 metros quadrados, e prestará homenagem ao escritor passo-fundense Roberto Pirovano Zanatta, autor de três livros infantis falecido em 2008 com apenas 10 anos.
O Quiosque integra o conjunto de ações desenvolvidas em Passo Fundo que possuem a intenção de fomentar e sustentar o título obtido pela cidade em janeiro de 2006 de Capital Nacional da Literatura, em função da manifestação cultural das Jornadas Literárias que ocorrem bianualmente na cidade. A Árvore das Letras e os Túneis da Cultura já espalhados por diversos pontos da cidade juntam-se a esta ação, atraindo e formando leitores desde a sua implantação.
O espaço cultural contará com acervo multimidial e oferecerá à comunidade cursos de inclusão digital, nos mesmos moldes do Largo da Literatura, localizado na Praça Armando Sbeghen. O funcionamento será diário, das 8h30min às 17h30min, e todas as atividades a serem realizadas contam com a parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Passo Fundo e Instituto Roberto Pirovano Zanatta.
De acordo com a coordenadora das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing, o local, que beneficiará toda a comunidade, somente foi viabilizado em razão do apoio de empresários e pessoas físicas, aliados ao Instituto Roberto Pirovano Zanatta. Logo após a inauguração, no dia 05, várias atividades estão previstas para o local. À tarde, das 14h às 17h, haverá contação de histórias e uma programação cultural. Nos dias 06 e 07, a programação se repete, das 14h às 17h, aberta à comunidade. Já no dia 08, o convidado é ilustre: o pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo. Ele participa de programação às 15h30.
O legado de um jovem escritor
Com apenas 8 anos de idade, Roberto Zanatta publicou seu primeiro livro “O explorador e suas aventuras”, uma história recheada de peripécias, personagens que encolhem, ilhas perdidas, monstros e até uma missão secreta. Desafiado pela professora Tania Rösing, o pequeno escritor foi além. Dois meses depois da provocação surgiu “O caça-monstros”, onde o barbudo Pip é o destaque. A paixão pelos contos misteriosos fez o jovem escritor, levado precocemente pela morte, publicar “Mr. Xadrez em o desaparecimento do diamante”, uma investigação relacionada ao desaparecimento de um anel com um diamante de 80 quilates. Além disso, Roberto já estava com mais quatro obras (uma delas sobre guerra e outra sobre seu convívio hospitalar) em andamento e mais dois contos de mistério quase finalizados.
Quiosque da Literatura Roberto Pirovano Zanatta será inaugurado
· 2 min de leitura