Qualquer hora em Paris

Em cartaz nos cinemas de Passo Fundo, novo filme de Woody Allen homenageia capital francesa visitando suas melhores épocas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marina de Campos

Paris pela manhã é linda. Paris à tarde é charmosa. Paris à noite é encantadora. Mas Paris depois da meia-noite... É mágica. No novo filme de Woody Allen, a cidade luz existe num só tempo e em todos os tempos, como se tudo que já aconteceu por ali continuasse a acontecer eternamente, permitindo um mágico contato entre gerações caso uma brecha seja descoberta. Parece loucura, mas é justamente essa a premissa de Meia-noite em Paris, longa que acaba de estrear em Passo Fundo trazendo no elenco nomes como Owen Wilson, Rachel McAdams, Kathy Bates, Marion Cotillard e Carla Bruni. Na trama surreal construída por Allen como uma espécie de homenagem à cidade e todo seu legado cultural, Gil é um roteirista de Hollywood frustrado por não ter se tornado um grande escritor americano como aqueles que admira. Vivido por Owen Wilson, o personagem carregado de sarcasmo viaja à Paris com sua noiva e os pais dela, e lá acaba se deparando com essa fabulosa possibilidade de visitar algumas das melhores épocas da cidade, quando lotavam pequenos bares noturnos nomes consagrados como Picasso, Buñuel, Toulouse-Lautrec, Cole Porter, Man Ray e Ernest Hemingway. De volta ao realismo fantástico, Woody Allen se mostra em boa forma e conta com a ajuda de um forte elenco e uma história inteligente e divertida, capaz de despertar no espectador a vontade de viver experiência semelhante. Aproveite e confira alguns dos personagens reais que aparecem no filme.

--> Os artistas

Pablo Picasso
Interpretado pelo ator Marcial Di Fonzo Bo, o famoso pintor cubista espanhol chegou à Paris nos primeiros momentos do século 20, e logo fez amizade com nomes como Max Jacob, André Breton e Gertrude Stein. Ele foi o primeiro artista vivo a expor no Museu do Louvre, e faleceu na cidade de Mougins, na França.

Salvador Dalí
No filme o pintor surrealista é interpretado pelo competente ator Adrien Brody. Ele fez sua primeira viagem a Paris em 1924, e uma das primeiras coisas que fez foi visitar Picasso. “Vim vê-lo antes de ir ao Louvre”. No que Picasso respondeu: “fez muito bem”.

--> Os escritores

Ernest Hemingway
Fascinado pelo estilo de vida levado em Paris, o típico bruto americano Hemingway ruma para a cidade e lá arranja alguns amores, além de grandes amigos como Ezra Pound, Gertrude Stein e Scott Fitzgerald, que ao lhe conhecer prevê: “Você vai precisar de uma
mulher a cada livro”.

Gertrude Stein
Vivida pela veterana atriz Kathy Bates, Gertrude Stein era uma espécie de centro onde orbitavam os demais artistas da época. Escritora, poeta, feminista  e incrivelmente rica, ela promovia os melhores saraus de Paris e atraía grandes pintores e escritores como T.S. Elliot.

F. Scott Fitzgerald e Zelda Fitzgerald
Casal da moda dos anos 1920, eles são vividos no filme por Tom Hiddleston e Alison Pill. Pouco depois de se mudar para a França acompanhado da esposa (que em 1930 foi internada num hospício), o escritor norte-americano publicou seu título mais célebre, o Grande Gatsby.

Clique aqui e veja os horários do filme nos cinemas de Passo Fundo

Gostou? Compartilhe