O projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Sesc, e que este ano apresenta Sotaques do Fole, se encarregou de reunir dois dos principais acordeonistas da atualidade para uma sequencia de 54 shows nas regiões sul e sudeste. Na terça-feira à noite, foi a vez de Passo Fundo receber o gaúcho, natural de Vacaria, Alessandro “Bebê” Kraemer, e o paulista, nascido em Socorro, Toninho Ferraguti. O duo abriu o show provocando estranheza com monólito, do maestro Antônio Borges Cunha, na sequencia, interpretou obras escritas para acordeon, desde Luperce Miranda e Radamés Gnatalli, passando pelos contemporâneos Sivuca, Dominguinhos, além de composições próprias.
Formados por vertentes musicais diferentes, os dois instrumentistas e compositores dividiram o palco pela primeira vez em janeiro deste ano, durante a Mostra Reflexos. Realizado no Rio de Janeiro, o projeto reúne músicos do Brasil e do exterior no formato duo. Desta experiência, surgiu o convite para a participação no Sonora Brasil. Para Toninho Ferraguti, que já gravou com nomes de peso da MPB, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Mônica Salmaso, entre outros, a experiência ao lado de Bebê tem sido uma novidade. “Nunca havia feito um show acústico tocando com outro acordeonista, sem acompanhamento. Tem sido muito bacana, porque podemos realçar mais as nuances, a dinâmica e os fundamentos da música” explica. Ferraguti define o projeto do Sesc como uma iniciativa responsável pela formação de opinião, ao levar a música instrumental por dezenas de cidades e para diferentes públicos. A turnê iniciou em São Paulo, passou por Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Cruz, Santa Maria e Ibirubá. Depois de Passo Fundo, será a vez de Criciúma, em Santa Catarina.
Antes de colocar o pé na estrada, os dois repassaram o repertório durante uma semana. Para Bebê, o entrosamento vai aumentando a partir dos shows. Segundo ele, a presença e resposta do público tem sido satisfatória. Fora dos palcos, o encontro dos dois músicos também vem dando resultado. Nas próximas semanas será lançado o CD Como manda o figurino, gravado pelo duo no estúdio Arsis, em São Paulo. “É um trabalho totalmente autoral, como músicas minha e do Toninho” diz Bebê. Antes de encerrar a agenda do Sonora Brasil, eles farão uma pausa em outubro para um show em Amsterdã. Bebê ainda tem um show marcado ao lado do violonista e compositor Yamandu Costa, em Paris.
Projeto
Sotaques do Fole apresenta o acordeon em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, do músico Truvinca (PE), e o acordeon de 120 baixos de Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto apresenta o duo Ferragutti/Kramer, interpretando composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.