O Instituto Brasileiro de Museus realiza, entre 19 e 25 de setembro, em mais de 500 instituições de 310 cidades brasileiras a 5ª Primavera dos Museus. A Universidade de Passo Fundo participará com atividades no Museu Histórico Regional, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e Museu Zoobotânico Augusto Ruschi. Neste ano, a iniciativa tem como tema Mulheres, Museus e Memórias.
No MHR é possível conferir a exposição Há 100 Anos. A mostra reúne objetos que resgatam momentos importantes que envolveram o antigo prédio da Prefeitura - que hoje abriga o MHR e o Mavrs - e o edifício da Escola Protásio Alves. Outra programação é a exposição Cidade Imaginária, que estreou no Mavrs nesta semana, e mostra o trabalho do artista plástico Paulo Chimendes, de Porto Alegre. Integram a exposição desenhos feitos com grafite, que representam cidades imaginárias. São 24 obras à espera dos visitantes.
Já o Muzar desenvolveu o projeto Museu Solidário, que consiste na troca de saberes entre o museu e as mulheres das associações que realizam a coleta seletiva na UPF. No dia 21 de setembro, os colaboradores dos setores estarão na Associação Amigos do Meio Ambiente e no dia 23 de setembro na Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ltda.
Também está entre as atividades da 5ª Primavera dos Museus a apresentação do Trabalho de Conclusão de curso da acadêmica Anicéia Daltoé, do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF, intitulado É Possível Ver Com Outros Olhos?. A acadêmica relatará a pesquisa que realizou sobre como as pessoas reagem à arte contemporânea. A atividade ocorre no dia 22 de setembro, às 19h30min, na FAC.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. A edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade. A entrada nos museus da UPF é gratuita. O Mavrs e o MHR funcionam de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia, e nos finais de semana, das 14h às 18h. Já o Muzar funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, das 13h30min às 17h30min e das 18h às 22h30min.