Bailarinos de Passo Fundo representam RS em Pernambuco

Grupo da Companhia Baillar embarca no sábado para participar do Festival Internacional de Folclore em Recife

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um grupo de 12 bailarinos de Passo Fundo viaja no sábado (12) para Pernambuco, onde irá representar o Rio Grande do Sul no Festival Internacional de Folclore que acontece por lá de 12 a 20 de novembro. A Companhia de Dança de Salão Baillar vai dividir o palco com bailarinos de Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco, além de grupos da África do Sul, Eslovênia, Mexido, Paraguai e Polônia. O grupo leva ainda músicos e equipe técnica, num total de 20 pessoas que estarão representando o estado.

Coordenados por Mário e Raquel Pereira, os bailarinos irão apresentar danças tradicionais como pezinho, maçanico, tatu com volta no meio, chote de quatro passi, balaio, Chico sapateado, chimarrita, chimarrita balão, cana-verde, chote carreirinho e tatu de castanhola. Também serão apresentadas a entrada, ao som de Eu Sou do Sul, e a saída, com Gaúcho de Coração.

Regularmente, os ensaios do grupo acontecem nas terças-feiras à noite, mas a preparação para o festival fez com que os ensaios acontecessem de três a quatro vezes por semana. “A Cia está comemorando 10 anos de existência. Neste período já participou de muitos eventos locais, estaduais, brasileiros e internacionais, como Taiwan, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, e tem se destacado pela seriedade e qualidade de seu trabalho. Por isso tantos convites importantes. Este, em específico, recebemos do CIOFF/Brasil, numa indicação do presidente do CIOFF/RS, Paulo Dutra.”, conta Raquel Pereira, coordenadora do grupo.

A Cia trabalha também com danças sociais (samba, bolero, forró, tango, salsa, swing, country). Quando se apresenta fora do Brasil faz shows de danças brasileiras e gaúchas. No festival do Recife estará apresentando-se somente com danças tradicionais gaúchas, em função de estar representando o estado no evento.

Gostou? Compartilhe