O que você viu (E o que você não viu) ?

Exposição de cartazes dos espetáculos que passaram pelo Sesc cria uma interessante retrospectiva do ano cultural de 2011

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

    O que você fez esse ano? O Sesc Passo Fundo fez cultura. Ao longo dos doze meses de 2011, a unidade local da entidade fez milagres proporcionando o máximo de atrações culturais à população, de forma diversificada e realmente acessível, por vezes até gratuitamente. Disso tudo, o que você viu? E o que você perdeu? Contando apenas com a memória fica difícil relembrar o que passou, mas a partir de segunda-feira o Sesc abre suas portas para que você visite os últimos resquícios desse ano que está acabando na exposição No palco: A arte em 2011, na qual os cartazes dos espetáculos que passaram pelo Teatro do Sesc durante este ano ganham os holofotes virando a atração principal. Responsáveis por chamar o público até o teatro, os cartazes reunidos transformam-se agora em uma interessante retrospectiva e também um indicativo da qualidade dos espetáculos e da dimensão do trabalho do Sesc na cidade.

    A iniciativa surgiu ainda no início do ano, durante as trocas de ideias entre a equipe do setor de cultura da entidade. “O grupo teve essa ideia de ir guardando os cartazes de cada espetáculo até chegar ao  fim do ano com uma criativa documentação do que passou pelo palco do teatro”, conta Mônica Novello, lembrando de um detalhe que torna a exposição ainda mais interessante. “A maioria dos cartazes está autografada pelos artistas. Ao fim de cada espetáculo pedíamos que eles deixassem sua marca no papel. E o resultado ficou ótimo”. Importante lembrar que, entre os artistas que passaram por Passo Fundo este ano e deixaram sua assinatura, estão verdadeiras estrelas do teatro e da televisão brasileira, entre eles Cacá Carvalho, Tonico Pereira e Angela Vieira. Nomes da música como Luiz Carlos Borges e Hique Gomez também deixaram sua passagem registrada na exposição.

    Alguns cartazes vão além do simples registro e marcam a evolução do Sesc como promotor cultural. “O cartaz da nossa 1ª Mostra de Teatro Sesc Passo Fundo é bastante especial e tem destaque”, lembra Mônica. Na sua primeira edição deste ano, o Segundo trouxe uma espécie de termômetro da programação oferecida pela entidade nos primeiros meses de 2011, verificando a existência de no mínimo uma atividade cultural a cada dois dias. Ao final deste ano, depois de divulgar praticamente todos os espetáculos teatrais e musicais realizados pelo Sesc, o caderno tem o prazer de divulgar os números do ano, que ultrapassam qualquer expectativa. De janeiro a novembro, foram 81 espetáculos de teatro e um público de 15.588 pessoas em Passo Fundo, além das 18 apresentações e mais de 4 mil pessoas nas cidades integrantes da unidade local. Na música, 35 espetáculos e um público de 4415 pessoas arremata o sucesso. Tudo isso sem contar as demais atividades culturais como oficinas, sessões de cinema e exposições.

    Fica aí um desafio ao leitor: instigue a sua curiosidade, depois visite a exposição no quinto andar do Sesc a partir de segunda, dia 12, para conferir de perto tudo aquilo que aconteceu em Passo Fundo em 2011. Calcule o que viu e o que deixou de assistir, com a meta de fazer melhor no ano que vem.

Gostou? Compartilhe