No Hall da fama do Rock

Cerimônia de inclusão das bandas e artistas acontece no mês de abril, em Cleveland

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

    “A primeira coisa que fiz foi ligar para o meu pai, e ele chorou quando contei a ele”. Não é o tipo de atitude que você espere de um astro do rock, mas foi o que aconteceu com Anthony Kiedis ao ficar sabendo que o Red Hot Chili Peppers era uma das bandas a entrar no Hall da Fama do Rock em 2012. Ele é um dos vários artistas a receber com verdadeira emoção o disputado título do mundo da música que eterniza artistas e bandas numa espécie de grupo seleto simbolizado pelo Museu do Rock, em Cleveland, nos Estados Unidos. Desde 1986 a honraria inclui personalidades não apenas do rock mas de toda a música jovem em geral, numa luxuosa cerimônia anual em Nova York. O primeiro grupo de indicados contava com  nada menos que Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Fats Domino, Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Hoje o principal critério para a inclusão de uma banda ou artista é que seu primeiro álbum tenha sido lançado há pelo menos 25 anos.

    Encaixados dentro desse requisito ainda que soem tão atuais, já que sua carreira continua a todo vapor, o Red Hot Chili Peppers entra para o hall acompanhado pelos Guns N’ Roses e pelo Beastie Boys, três dos mais importantes nomes da música norte-americana entre o fim dos anos 1980 e a década de 90. Além das bandas, são agraciados os músicos Donovan e Laura Nyro, e ainda a banda britânica Small Faces, que depois passou a se chamar Faces com a entrada de Rod Stewart. O homenageado da vez será o guitarrista texano de blues Freddie King, que morreu em 1976 e influenciou nomes como Eric Clapton e Carlos Santana.

    Um grupo formado por mais de quinhentos críticos, músicos e profissionais do universo musical votaram nos nomes que serão incluídos no Hall. Na lista dos que ficaram de fora aparecem bandas como The Cure e Joan Jett and the Blackhearts e a dupla de rap Eric B. & Rakim. A cerimônia de inclusão vai acontecer no dia 14 de abril em Cleveland, nos Estados Unidos, e já começaram as especulações em torno da participação dos músicos no que podem ser shows históricos, já que algumas formações mudaram significativamente ao longo dos anos e envolvem vários ex-integrantes.

Gostou? Compartilhe