O filme A Dama de Ferro nem mesmo está competindo no 62º Festival de Berlim, mas foi a sua protagonista quem roubou todos os holofotes do evento nesta semana. Com início na última sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a tradicional premiação alemã teve seu momento mais marcante e glamouroso nesta terça-feira, quando a grande diva do cinema americano Meryl Streep fez sua passagem triunfal pelos tapetes vermelhos para apresentar seu mais recente trabalho, no qual encarna ninguém menos que a lendária primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. “Depois de 35 anos de carreira, sinto que devo surpreender a mim mesma, surpreender aos demais”, afirmou a atriz em disputada coletiva de imprensa onde estiveram presentes mais de 500 fotógrafos e jornalistas. “Meu desafio ao interpretar Thatcher era encarnar a mesma mulher, jovem e velha, numa parte importante de sua vida, em sua intimidade oculta”. Conhecida como a eterna indicada ao Oscar, ela disputa mais uma vez o trono de melhor atriz do ano com o complexo personagem que gerou polêmicas e elogios. Enquanto alguns criticam a posição do filme ao explorar a intimidade de uma personalidade viva e sua relação com a doença de Alzheimer, outros creditam ao difícil papel a definitiva consagração de Meryl Streep como a melhor atriz da atualidade.
E a organização do festival mostrou concordar plenamente, oferecendo à estrela de clássicos como A escolha de Sofia e As Pontes de Madison o troféu Urso de Ouro honorário por sua carreira. A cerimônia de entrega aconteceu também na noite de terça-feira, com discurso do ator e membro do júri Jake Gyllenhall e presença do diretor do evento, Dieter Kosslick. Outros momentos do festival chamaram atenção da mídia, como a passagem do casal Brad Pitt e Angelina Jolie para a exibição da estreia da atriz como diretora no longa In The Land Of Blood And Honey, a presença de Christian Bale para divulgação do longa chinês Flowers of War, do diretor Zhang Yimou, e também a aparição de Rohan Marley, filho de Bob Marley, durante a exibição de documentário sobre o músico.
A cerimônia de encerramento do 62º Festival de Berlim acontece neste domingo, dia 19 de fevereiro, quando são anunciados os vencedores da edição.