Hermanos vão cair no samba com ajuda tupiniquim

Instrutores brasileiros formam mão de obra para o carnaval de San Luis, na Argentina

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pelo quarto ano consecutivo, o projeto Carnaval e Cidadania, coordenado pela Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), levou instrutores brasileiros para qualificar mão de obra para o Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis, na Argentina. O evento está em fase de produção e será realizado nos dias 9 e 10 de março próximo na província, localizada na Região Centro-Oeste do país.

A presidente da Amebras, Célia Domingues, informou que no ano passado foram formados 600 argentinos, que participaram de oficinas de adereços, chapelaria e figurino. “Mais 300 pessoas participaram da oficina de percussão e 240 da oficina de samba no pé”, acrescentou.

Segundo ela, a Amebras trouxe ao Rio, em janeiro deste ano, os 30 alunos que mais se destacaram nas oficinas para conhecer de perto a preparação do carnaval. “Eles fizeram um workshop na Cidade do Samba, foram às quadras das escolas, aos ensaios técnicos e aos barracões. E voltaram com mais informação”.

O evento Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis é realizado pelo governo da província argentina, em parceria com a empresa Gangazumba Produções Cinematográficas e Artísticas e a AMI7 Produções e Eventos. A Amebras foi convidada a ministrar os cursos para a formação de mão de obra específica para o carnaval e a confecção de figurinos.

Célia Domingues disse que todas as 13 escolas de samba do grupo especial do Rio e dez escolas do grupo de acesso enviaram representantes para desfilar no carnaval de San Luis. Em 2012, o evento será realizado pela terceira vez.  Em 2010, cada escola levou 40 componentes, totalizando 1.000 pessoas. No segundo ano, em 2011, esse número por escola subiu para 80 componentes e será repetido agora, de modo a alcançar um total de 2 mil representantes.

Ela destacou que a continuidade do projeto vai depender da renovação do contrato com o atual governo da província de San Luis. Informou que o ex-governador Alberto Saa é uma pessoa muito ligada à cultura. "Gosta do carnaval e das artes. Ao conhecer o carnaval do Rio, ele se deslumbrou com a possibilidade de  levar à província um espetáculo que desse à população a oportunidade de participar profissionalmente. E, para isso, é preciso qualificação”.

O carnaval de San Luis ocorre sempre 15 dias depois do carnaval do Rio de Janeiro, “para não perder o clima”, lembrou Célia Domingues.

Gostou? Compartilhe