O principal instrumento para a aceitação do outro é a literatura. Foi em cima dessa afirmação que se desencadeou o debate do Livro do Mês na manhã de quinta-feira, 24, com os alunos de escolas municipais de Passo Fundo. A obra debatida foi “Amor de Menino”, de Miguel Sanches Neto. Conforme Sanches Neto, quando as pessoas leem, veem o mundo pelos olhos de quem escreveu a história e vivem o que o personagem viveu, independente de gênero, raça ou classe social. “É por isso que a literatura é uma forma de aceitação das diferentes realidades. E é a realidade de um menino que ilustra o Livro do Mês”, disse.
A obra conta a história de um garoto tímido, que passa por muitas paixões durante a infância. Por sofrer com o bulling e a falta de aceitação, ele vive em um mundo inventado e encontra na imaginação uma válvula de escape para o preconceito. Ao trazer o contexto do livro para os participantes do debate, o autor revelou que existem elementos de sua própria infância presentes na obra. Segundo ele, os livros sempre vão conter em sua essência, um pouco da história do escritor, mesmo que seja uma obra de ficção científica.
A possibilidade do debate com o escritor instigou os alunos, que questionaram diversos pontos do livro e criaram um elo entre a história “Amor de Menino” e suas realidades. Participaram do encontro alunos das escolas municipais Dyógenes Martins Pinto, Georgina Rosado, Helena Salton, Irmã Maria Catarina e Leão Nunes de Castro.
Acompanhe a programação
Na sexta-feira (25), Sanches Neto debaterá a obra com alunos das escolas estaduais e a comunidade em geral, no Teatro do Sesc, às 9h.