Às vezes não há mal nenhum em copiar só um pouquinho aquilo que deu certo. No caso de Homens de Preto 3, reaproveitar a brilhante fórmula de um clássico como De volta para o futuro foi uma grande sacada, mas o acerto mesmo foi deixar de lado qualquer invenção mirabolante e simplesmente copiar descaradamente o primeiro filme da franquia. Passados quinze anos desde a estreia do longa que terminou de consagrar Will Smith como estrela de cinema, a nova produção consegue alcançar o desafio compartilhado por todas as sequências que demoram a se realizar: trazer de volta aquele clima que conquistou tantos fãs e fez com que esse novo título realmente tivesse motivos suficientes para acontecer.
Apesar da aventura não tão bem sucedida com MIB 2, de 2002, a terceira parte da franquia vem com o mesmo frescor, inteligência e humor nonsense do começo, isso muito graças ao retorno dos protagonista originais Will Smith e Tommy Lee Jones para essa nova versão. No roteiro semelhante ao do grande clássico já citado, o agente J se arrisca em uma viagem no tempo. Isso porque, décadas antes, o agente K prendeu o vilão alienígena Boris em uma prisão lunar, e agora ele conseguiu escapar e foi para a Terra se vingar. Boris volta no tempo e mata K um dia antes de ser preso, o que faz com que o agente desapareça do presente e a Terra seja invadida por alienígenas. De repente, a única pessoa capaz de salvar o planeta é J, que será mandado para o passado um dia antes da morte de seu parceiro, para tentar salvá-lo. Assim como em De volta para o futuro, essa mudança abre espaço para uma infinidade de boas piadas, e nesse caso é também a deixa para a inclusão de um novo elemento: o jovem K, vivido pelo ator Josh Brolin. E a sintonia não poderia ter sido melhor.
“Foi chocante para mim que a química e a atuação foram quase idênticas à minha com Tommy Lee”, afirmou Smith durante divulgação do filme no Rio de Janeiro. Com aparições de nomes como Justin Bieber e Lady Gaga como alienígenas, o filme tem tudo para voltar a conquistar o público.”Todo mundo voltou para Homens de Preto 3 com uma atitude muito focada em fazer um filme que merecesse ser chamado de Homens de Preto. Levou 10 anos, então os personagens estão mais velhos. Essa maturidade foi levada em consideração, mas se manteve o brilho e o fantástico senso de humor que o diretor Barry Sonnenfeld traz para o filme”, conclui Will Smith. O filme estreia hoje em salas do Bourbon e do Bella Città.