Se em sua última passagem por Porto Alegre o Grupo Ritornelo foi para assistir e aprender, dessa vez ele ruma até a capital para apresentar ao público o seu próprio trabalho. Após a disputada participação na oficina com o grupo dinamarquês Odin Teatret realizada dentro da programação do Festival Palco Giratório em abril, e um período de dedicação ao projeto Goio-En, agora os atores retomam sua rotina de ensaios e apresentações de seu espetáculo O Menino do Dedo Verde, baseado na obra do premiado escritor Maurice Druon.
Através do projeto Novas Caras e com apresentação do Ministério da Cultura, o grupo Ritornelo realiza oito apresentações em Porto Alegre ao longo do mês de julho, de forma gratuita, no Teatro de Câmara Túlio Piva, na Cidade Baixa.
Esta é a primeira vez que um grupo de teatro local entrará em cartaz por um período tão extenso em Porto Alegre. O objetivo do evento é levar os artistas do interior para a capital, bem como incentivar o público a ir ao teatro, tendo como gancho o fato de que o espetáculo trata de um tema extremamente em alta atualmente: a tortuosa relação do homem com o meio ambiente. O espetáculo traz uma abordagem infanto-juvenil que narra a trajetória de Tistu, um menino com poderes especiais capaz de transformar a triste realidade dos ambientes áridos, secos e sem vida numa miríade de flores, plantas e todo o tipo de espécie vegetal, criando assim um ambiente vivo, harmônico e multicolorido.
Ritornelo rumo a Blumenau
O Grupo Ritornelo acaba de ser selecionado para o Fenatib 2012. O Festival Nacional de Teatro Infantil é realizado anualmente em Blumenau, levando espetáculos ao Teatro Carlos Gomes, Fundação Cultural de Blumenau e espaços alternativos. O evento atinge cerca de 15 mil crianças a cada edição. É considerado pelos críticos teatrais referência nacional na área, por ser o único do gênero, e vem contribuindo para a formação e educação de plateia infantil. Paralelamente aos espetáculos acontecem também oficinas, debates, palestras e mesas redondas sobre os trabalhos apresentados. A participação do grupo Ritornelo acontece no dia 31 de agosto, com sessões às 9h, 15h e 19h, na Fundação Cultural de Blumenau.