Teixeirinha não foi somente o maior artista da história de Passo Fundo, com seu nome marcante e músicas conhecidas ao redor do mundo: ele foi também um legítimo galã de cinema, responsável por transformar a cidade em um imenso set de filmagens em plena anos 1970. Equipes de cinema, atores célebres da época, cenários improvisados, filas e mais filas de moradores se dispondo a fazer figuração: difícil imaginar que tudo isso aconteceu mesmo aqui um dia. Para quem não teve o prazer de assistir à estreia lotada em um dos antigos cinemas de Passo Fundo, ou mesmo a honra de fazer uma ponta em um desses filmes, a Secretaria Municipal de Desporto e Cultura ofecere uma chance única para conhecer esse capítulo da nossa história que mais parece ficção. A partir da noite desta quarta-feira, 1º de agosto, o projeto Cinema no Teatro abre suas portas ao público para sessões gratuitas de três longa-metragens produzidos e estrelados por Teixeirinha, incluindo o artista nas homenagens da Prefeitura Municipal pelos 155 anos de Passo Fundo.
A maratona de filmes compreende alguns dos maiores sucessos da filmografia do versátil artista rodados na década de 1970. O primeiro deles, com exibição hoje à noite, é o longa Teixeirinha a Sete Provas, que conta a história de uma velha senhora muito rica, viúva de um lorde inglês, prestes a morrer. Tencionando deixar sua fortuna para Don Chiquito, seu grande ídolo, ela o desafia a provar que é digno da herança enfrentando sete testes de coragem, ousadia e inteligência.
Com direção de Milton Barragan e atores como Teixeirinha, Mary Terezinha e Jimmy Pipiolo, o filme foi rodado em 1972.
Atração da noite de quinta-feira, Na Trilha da Justiça foi lançado nos cinemas em 1977, com uma trama intrincada ambientada em três épocas distintas. Em 1942, um garoto assiste ao assassinato do próprio pai. Anos mais tarde, já na adolescência, ele executa sua vingança. O terceiro momento se passa na época de realização do filme, e mostra o protagonista como administrador de uma fazenda onde, para namorar a filha do fazendeiro, enfrenta qualquer desafio.
Mas o auge da programação fica mesmo para a sexta-feira, quando o Teatro Múcio de Castro exibe duas sessões do clássico O Gaúcho de Passo Fundo. Neste filme de 1978, Teixeirinha vem passar férias com seu único filho na sua fazenda em Passo Fundo. Durante um passeio a cavalo, ele vê um incêndio na casa onde mora Mary Terezinha. Mesmo gravemente ferida, a moça conta a Teixeirinha quem foi o causador daquela tragédia. Ele decide então que é hora de dar um basta nos perigosos bandidos que roubam e matam por toda a região, incorporando um legítimo herói de Hollywood. Além disso, o filme presta uma homenagem ao município que Teixeirinha adotou como sua terra, exaltando a região do Planalto Médio por suas belas paisagens e nobres tradições.
A programação especial do Cinema no Teatro acontece nesta quarta e quinta às 20h, e na sexta-feira em sessões às 14h e 20h, no Teatro Múcio de Castro. Todas as exibições são gratuitas. Mais informações pelo telefone 54-3312.1426.