Na tarde desta segunda-feira (13) foi aberta, na 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado, a mostra especial dos longas gaúchos. Até a sexta-feira (17), seis novos longas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul serão exibidos no Palácio dos Festivais, com entrada franca.
Cinco dos filmes foram contemplados pelo Edital de Apoio a Projetos de Finalização de Obra Cinematográfica Brasileira de Longa-Metragem, apresentado pela Secretaria do Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), em 2011. Apenas o filme que abriu a mostra, Contos Gauchescos, de Henrique de Freitas Lima, já foi exibido anteriormente e não participou do edital. Os outros cinco filmes permanecem inéditos. Cada um recebeu R$ 150 mil, por meio do edital que distribuiu R$ 1,5 milhão para 10 longas. Oitenta por cento do valor já foi pago.
O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, abriu a mostra. "Este edital nos propiciou a condição de vermos o quanto se produz cinema no Rio Grande do Sul e ao mesmo tempo o quanto este cinema precisa ser apoiado". Para o diretor interino do Iecine, Tiago Brandalise, a mostra é uma reivindicação antiga dos realizadores, que volta a dar destaque aos títulos produzidos no Estado. "A importância dessa mostra é trazer a produção local de volta ao Palácio dos Festivais, dando o espaço e a real importância que eles merecem", diz.
Nesta terça-feira, às 15h, no estande do Governo do Estado, ocorre um encontro de boas vindas à cineasta cubana, diretora de Programação do Festival de Cinema de Havana, Zita Marriña Atia, que está em Gramado por meio da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado.
Programação da Mostra Gaúcha no Palácio dos Festivais
Terça-feira, dia 14
14h: "Dalua Downhill", de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro
16h: "Espia Só", de Saturnino Rocha
Quarta-feira, dia 15
15h: "Referendo", de Jaime Lerner
Quinta-feira, dia 16
15h: "Xico Stockinger", de Frederico Mendina
Sexta-feira, dia 17
15h: "A Casa Elétrica", de Gustavo Fogaça
Governo do Estado