Um gaudério centenário

No aniversário de Contos Gauchescos, Sesc promove roda de leitura e exibição de longa-metragem

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
 

Marina de Campos

Bem-vindo ao Rio Grande do Sul de Blau Nunes, um desempenado arcabouço de oitenta e oito anos, todos os dentes, vista aguda e ouvido fino. Narrador do maior clássico da literatura gaúcha, ele é a mais genial criação do escritor Simões Lopes Neto, uma espécie de alterego que conta, participa e imortaliza dezenove histórias onde os costumes típicos do povo ganham ares de ficção. Lançado em 1912 - e precursor do movimento literário regionalista que tomou o restante do país nos anos 20 -, Contos Gauchescos completa seu centenário ainda presente e revelador da cultura de um dos estados que mais celebra suas tradições.

Para comemorar o aniversário do clássico, o Sesc inclui o tema em sua programação e promove uma série de atividades relacionadas ao livro. A primeira delas acontece hoje, 28, com a Roda de Leitura na Biblioteca do Sesc. Na ocasião, membros da Academia Passo-Fundense de Letras mediam um debate crítico e integrado em torno da obra. A atividade acontece a partir das 19h30, na biblioteca localizada no quinto andar do Sesc, com entrada gratuita.

Com uma criativa proposta de unir literatura e cinema, o Sesc promove em parceria com a Associação Ligia Averbuck a exibição do longa-metragem Contos Gauchescos, do diretor Henrique Lima. O circuito que está sendo desenvolvido em dez cidades gaúchas passa por Passo Fundo na próxima segunda, 3 de setembro, às 19h30, numa exibição gratuita para toda a comunidade. Adaptando fielmente o texto de Simões Lopes Neto, o diretor que vai estar presente no evento afirma que esta é uma chance de incentivar a leitura nas novas gerações. “O filme está servindo de porta de entrada para o livro”, comenta o cineasta.

No dia seguinte, 4, às 8h30, alunos de duas escolas públicas assistem ao longa no Teatro do Sesc, e realizam um debate com base na leitura em sala de aula, a partir da distribuição de exemplares gratuitos. No mesmo dia, o hall de exposições do Sesc inauguraa a Mostra Simões Lopes Neto - O escritor da alma gaúcha, com o objetivo de incentivar o público estudantil e a comunidade em geral a descoberta da obra de um dos maiores escritores brasileiros, no ano em que se comemoram os 100 anos da primeira publicação de Contos Gauchescos, título mais representativo dos valores e costumes do Rio Grande do Sul. A exposição tem entrada gratuita e permanece no Sesc até o dia 22 de setembro, aberta para visitação de segunda a sexta das 9h às 19h.

Gostou? Compartilhe