Arteficina inicia curso de autopublicação

Conheça o coletivo artístico que traz para Passo Fundo a oficina Asimov, para que autores independentes consigam tornar pública sua obra

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Amanda SchArr/ON

No início eram encontros quase eventuais em mesa de bar, com gente munida de papéis, aquarela, lápis e canetas coloridas. Enquanto os frequentadores convencionais afogavam dissabores da vida e jogavam conversa fora, vizinhos de mesa delineavam criaturas fantásticas e ampliavam o universo possível através de imagens surreais. Essa “gente estranha do desenho”, como os próprios definem, se aglutinou a partir destas peculiares reuniões e deu vida ao mais novo (talvez único) coletivo artístico da cidade, o Arteficina. “O objetivo era manter todo mundo de alguma forma entusiasmado e motivado e também fazer com que as pessoas se conhecessem dentro da mesma atividade, o desenho”, conta o designer Daniel Confortin, um dos idealizadores do grupo.

O núcleo do Arteficina conta com aproximadamente 10 membros atuantes na organização das atividades e muitos outros participantes e apoiadores ocasionais. As artes gráficas norteiam a atuação do coletivo, mas não existe restrição a outros meios de expressão artística ou mesmo impedimento para a participação de quem não “entende do riscado”.

Muito pelo contrário. A certa altura, um participante inseguro questionou se deveria manter-se no grupo, mesmo sem habilidade com o desenho. “Não precisa ser designer ou ilustrador, o pré-requisito é ser utópico, intenso e poético”, foi a resposta.

Em menos de um ano de existência (o Arteficina começou a se materializar em janeiro), eles acabam de iniciar a segunda oficina, trazendo de Porto Alegre profissionais consagrados dos quadrinhos e ilustração. A ideia de promover cursos veio da percepção de que alguns aperfeiçoamentos se faziam necessários para que se pudesse criar material autoral de alta qualidade. Nesse sentido, desenho, edição e roteiro foram eleitos como prioridade inicial. A primeira experiência do gênero foi a vinda do o artista gráfico João “Azeitona”, que em agosto ministrou uma oficina sobre quadrinhos independentes. O evento deu certo, atraiu pessoas que ainda não conheciam o Arteficina e desencadeou o curso que iniciou nesta sexta-feira, 28.

O artista plástico Fill Chapelleta também integra o Arteficina e destaca o fomento de um mercado local como uma das intenções. Muitas pessoas talentosas já saíram de Passo Fundo pela inexistência de espaços que dessem vazão a produção autoral realizada, o coletivo quer criar este espaço. Eles acreditam na viabilidade que a internet possibilita para que a arte produzida localmente possa ser acessada e vendida para qualquer lugar do mundo. Com uma sede já disponibilizada e planos para aproveitar o espaço, cedido por uma ong, os artistas devem ampliar ainda mais a atuação.
Os designers Nathalie Franzoni, Alana Lorenzi e Daniel Griza, a escriturária Rita Juliane Tatim, o estudante de direito e grafiteiro Eduardo Carbonera e o estudante de publicidade, Gustavo Serrano são outros membros atuantes do Arteficina.

Asimov: oficina de autopublicação
A atual realização do grupo de artistas é a oficina Asimov, realizada pela escola que leva o mesmo nome, situada em Porto Alegre, e especializada em oficinas de quadrinhos. O curso que acontece na Imed, apoiadora do Arteficina, consiste em aulas integradas de desenho, roteiro e edição. Os autores e editores João Azeitona, Carlos Ferreira e S. Lobo, figuras conhecidas do universo dos quadrinhos e do mercado editorial independente, são os responsáveis pelos encontros. O intuito é proporcionar uma compreensão sobre os fatores que influenciam na qualidade e o sucesso de uma publicação independente. Interessadas em áreas como literatura e cinema também podem ter no Asimov uma boa oportunidade de aprimoramento.

A aula inaugural da Asimov, que aconteceu na noite desta sexta-feira, repete o modelo adotado anteriormente com participação livre do público. A democratização da arte e o diálogo com a comunidade estão entre as preocupações do Arteficina, que no próximo ano pretende que os integrantes do coletivo ofereçam cursos para a comunidade.
Neste sábado, 29, os aulas prosseguem para os inscritos no Asimov. A produção realizada na oficina deve resultar na produção da primeira publicação do coletivo.

Serviço
O que é: Asimov - Oficina de Autopublicação
Quando: de 28/09 até 15/12
Onde: Faculdade IMED (Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Cruzeiro)
Informações: acesse www.arteficina.com.br

Gostou? Compartilhe