O Menino do Dedo Verde não para. Depois de várias apresentações em Passo Fundo, na região e até em festivais pelo país, o grupo Ritornelo começa o mês de outubro se preparando para uma intensa maratona de apresentações por todo o estado. Ao todo são quase vinte encenações em dez datas e oito cidades, começando pela capital, Porto Alegre, ainda nesta quinta e sexta-feira, no Teatro do Sesc da avenida Alberto Bins. Na semana que vem o grupo se apresenta em Alvorada na terça-feira, dia 9, e em Gravataí no quarta, em duas sessões no Teatro do Sesc. No dia 11 de outubro, véspera do Dia da Criança, voltam a Passo Fundo para três sessões especiais de O Menino do Dedo Verde no auditório da escola Menino Deus.
A viagem recomeça por Sananduva, no dia 12, no Ginásio Municipal, e dá uma pausa até o dia 22, quando se apresenta em três horários no Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo. Nos dias 24 e 25 é a vez da cidade de Rolante, e na sexta, 25, a Escola Municipal Petronilha Maria Alves dos Santos, de Xangrilá, recebe a peça. Com exceção das atividades realizadas em Sananduva – numa parceria com a Cotrijal -, e em Passo Fundo, com promoção da escola Menino Deus, as demais ações fazem parte do projeto Circuito Sesc Teatro a Mil, que visa promover acesso gratuito às produções culturais, além da formação de plateias.
Segundo o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Alves Bento, esta é mais uma das formas em que a entidade busca oportunizar o acesso à cultura. “Nosso foco neste projeto são as crianças, queremos introduzir a cultura na vida dessas pessoas desde a infância”, afirma o dirigente. Um destaque do Teatro a Mil é que as sessões são totalmente gratuitas. “Acreditamos que através da cultura as comunidades podem adquirir mais qualidade de vida, por isso vamos nos dedicar a cada vez mais levar a cultura ao maior número possível de municípios gaúchos”, completa. O projeto destinado às crianças promoveu em 2011 mais de 130 sessões gratuitas de teatro, atingindo um público estimado de 75 mil pessoas em todo o estado.
A maratona de um menino
· 1 min de leitura