O projeto Autor Presente, que já está em sua 21ª edição, é uma maneira de despertar o interesse dos estudantes pela leitura. Ele é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. No projeto, são trazidos autores a Casca para conversar com os alunos sobre seus livros e sobre temas gerais. Nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, foi a vez do escritor Pablo Morenno, de Passo Fundo, participar do projeto.
Pablo é membro da Academia Passo-fundense de Letras e e screve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo, além de ser colaborador da Zero Hora. Tem diversos livros publicados de gêneros como literatura infanto-juvenil, crônicas e poesia infantil.
A apresentação de Pablo aconteceu no Salão Centenário. Pela parte da manhã com os alunos da 6ª a 8ª série das escolas de ensino fundamental e após ensino médio. Á noite, ele apresentou-se para os professores e auxiliares de desenvolvimento infantil da Escola Municipal Homero Lima e após para o ensino médio e para o EJA. Além disso, à tarde também esteve na Escola Municipal Homero Lima.
Com uma linguagem simples e adaptada de acordo com o tipo de público, como todo o bom escritor que se preze, Pablo conseguiu tocar em pelo menos uma emoção de cada um dos presentes. A música também foi uma constante em sua apresentação. Seu papo não foi direcionado à literatura em si, mas sim em todas as realidades abrangidas pela leitura de um livro.
Autor Presente com Pablo Morenno
· 1 min de leitura