Segundo ON
Libertar livros deixando-os em lugares públicos para que outros leitores os encontrem, leiam e então os libertem novamente, até que o mundo todo se torne uma imensa biblioteca. Essa foi a intenção do movimento criado nos Estados Unidos em 2001, e que hoje envolve o mundo inteiro através do site BookCrossing. E agora, depois desta semana, Passo Fundo passa a fazer parte desse grandioso mapa com a inauguração do 20º ponto oficial do BookCrossing no Brasil dentro do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo.
O espaço foi lançado oficialmente nesta terça-feira, no hall de entrada do IFCH, prédio B4. No local será instalada uma estante para que materiais como livros, revistas, CDs e DVDs possam ser dispostos e compartilhados. Além disso, a intenção é realizar encontros mensais como os integrantes da rede em Passo Fundo, com o objetivo de divulgar a iniciativa. “Podemos dizer que o Bookcrossing é uma comunidade de leitores, sem limites geográficos, étnicos ou sociais”, explica a diretora do IFCH, professora Rosani Sgari Szilagyi, que também é uma das responsáveis pela implantação do projeto na UPF. Para participar basta acessar o site www.bookcrossing.com.
O que é o BookCrossing?
De acordo com o site oficila, o BookCrossing é uma espécie de biblioteca mundial, “uma rede social inteligente e ativa, e uma celebração da literatura e um lugar onde livros ganham uma nova vida”. Em outras palavras, é o ato de dar a um livro uma identidade única e, conforme o livro é passado de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores. Existem atualmente 1.358.330 BookCrossers e 9.329.066 livros viajando por 132 países.
O sistema é simples. “Etiquetar. Libertar. Seguir. Dê um sopro de vida nova aos livros em vez de deixar os seus favoritos acumulando poeira, passe-os adiante para outro leitor. Nosso sistema de arquivo e rastreamento online permite aos membros conectarem-se com outros leitores, fazer comentários e resenhas de literatura, trocar e seguir seus livros enquanto vidas são transformadas através de ‘ler e libertar’”, explica a página oficial do movimento, que conta com pontos oficiais de libertação por todo o mundo, entre eles a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, o Café Bonobo, em Porto Alegre, e agora o IFCH UPF, em Passo Fundo.
Passo Fundo no mapa do BookCrossing
· 1 min de leitura