A Feira do Livro convida

Associação dos Livreiros divulga lista dos autores convidados da 26ª Feira do Livro de Passo Fundo

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Faltando menos de um mês para a 26ª edição da Feira do Livro, a Associação dos Livreiros de Passo Fundo termina de desenhar a programação deste ano e começa a divulgar os autores que farão parte das atividades marcadas para acontecer entre os dias 3 e 11 de novembro, na praça Marechal Floriano. Com o slogan “Os livros transformam as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, o evento de 2012 tem como entidade Amiga do Livro o Centro Assistencial à Criança com Câncer, o CACC, a professora Dalva Machado Bisognin como Educadora Emérita e o escritor e jornalista gaúcho Carlos Urbim como patrono, o primeiro de uma lista de autores que promete uma feira dinâmica e diversificada, para todas as idades.

Infanto-juvenil
    Com uma trajetória de 30 anos dentro do jornalismo sul rio-grandense, Urbim também se destacou no território da literatura infanto-juvenil quando lançou Um Guri Daltônico, em 1984. A partir de então vieram obra como Saco de Brinquedos, Lata de Terousos, Diário de um Guri e Dever de Casa, que serão tema do bate-papo do patrono com o público na tarde de sábado, 3, na abertura da feira.

Outro forte representante da literatura infantil é o casal Blandina Franco e José Carlos Lollo, famosos pelos divertidos títulos Quem soltou o Pum? E Soltei o Pum na escola!, sobre as aventuras de um cachorro chamado Pum e seu jovem dono. Apaixonados um pelo trabalho do outro, a escritora e o ilustrador são casados, tem um filho, três cachorros, um monte de passarinhos, milhares de biscoitos de polvilho e mais de dez livros, entre eles os dois já citados, publicado pela Companhia das Letras, além de A menina que falava bordado, O peixe e a passarinha, Tem sempre um diferente e Tem uma janela na minha boca, todos tema de debate com alunos da educação infantil.

A programação voltada às crianças segue com a autora paulista Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, que traz a Passo Fundo uma discussão importante com o livro O Mundinho sem Bullying. Robertson Frizero aborda outro tema sério de forma lúdica com a obra Por que o Elvis não latiu, da editora 8Inverso. Escritor e tradutor radicado em Porto Alegre, ele aborda a questão do luto na infância de forma sensível e delicada, o que fez com que fosse indicado ao Prêmio Açorianos em 2011 e considerado um dos trinta melhores títulos infantis do ano pela revista Crescer. Outro autor de renome é Índigo, nome artístico de Ana Cristian Ayer de Oliveira, paulista formada em jornalismo pela Universidade de Minnesota, nos EUA, e famosa por ter obtido o prêmio Literatura Para Todos, do Ministério da Educação, pelo livro Cobras em Compota, que teve 300 mil exemplares distribuídos em escolas públicas do país. Ela discute com público passo-fundense a obra A maldição da moleira, finalista do Prêmio Jabuti.

Especialmente para o público jovem, a feira conta com a presença de Christopher Kastensmitd, nascido nos Estados Unidos e residente no Brasil há dez anos. Especialista em narrativas e jogos digitais e literatura fantástica, foi finalista do Prêmio Nebula em 2010, o principal prêmio de literatura fantástica do mundo, e em Passo Fundo traz a palestra História e folclore brasileiro na literatura fantástica, além de divulgar seu livro A batalha temerária contra o Capelobo.

Adulto

O público infantil – grande alvo da feira que se propõe a formar e estimular novos leitores – está muito bem servido este ano, mas o público adulto também não tem do que reclamar. Entre as principais atrações está o jornalista Denis Russo Burgierman, jornalista diretor de redação das revistas Vida Simples e Superinteressante, que traz ao evento o livro O Fim da guerra: a maconha e a criação de um novo sistema para lidar com as drogas, propondo um grande debate sobre os meios de lidar com o consumo de drogas ilícitas, que ao redor do mundo possui cerca de 210 milhões de usuários.

Outro destaque é a escritora Ana Mariano, revelação gaúcha após ser indicada como finalista do Prêmio São Paulo de Literatura como melhor livro do ano – categoria estreante com a obra Atado de ervas, da editora L&PM. No aclamado romance, Ana compõe um grande mosaico da vida campeira, do galpão de estância à sala de jantar, tendo como pano de fundo episódios reais que marcaram o estado e o Brasil durante o século 20.

O público também vai ter a chance de aprender com palestras sobre diferentes temas. Psicóloga e mestre em Letras, Márcia Tolotti apresenta o debate Planejamento financeiro e pessoal – o desafio da independência, com base nas obras As armadilhas do consumo; O desafio da independência financeira e afetiva e Passageiros do outono, reflexões sobre a velhice. Já Betina Mariante Cardoso, convidada da edição passada que não pôde comparecer, participa neste ano com a palestra Vivências saudáveis das emoções, a partir do livro ...E viveram ciumentos & felizes para sempre, da italiana Donatella Marazziti, pelo qual foi responsável pela tradução para o português.

Médica psiquiátrica e tradutora, Betina participa também da mesa redonda Eu – Personagem, paciente, mulher, reunindo ainda a escritora Elizabeth Brose, autora de Memórias de um corpo eviscerado, publicado pela Luminara em 2011, e Fabiane Verardi Burlamaque, mestre em Letras e professora da UPF que participa da obra com ensaísta. Na mesa, Eu Personagem é apresentado por Elizabeth, Eu Mulher pela professora Fabiane e Eu Paciente por Betina. A programação detalhada da 26ª Feira do Livro de Passo Fundo deve chegar ao público em breve.

Gostou? Compartilhe