Foram três exposições, quatro oficinas, três convidados, cinco saídas fotográficas e a ampliação para 38 participantes. Fotografia também é número, e os números confirmam as ações do Grupo da Foto, que está completando dois anos nesta terça-feira, 16 de outubro. O grupo nasceu da reunião de pessoas interessadas em fotografia, e sem distinguir profissionais e amadores iniciou um dos coletivos culturais mais atuantes em Passo Fundo. Os encontros mensais levou a promoção da fotografia discutindo a leitura de imagens, a qualificação técnica, e a produção individual, pois apesar de ser um grupo a identidade dos participantes demonstra um trabalho plural – característica principal do coletivo e meio de manutenção do grupo.
Vivemos na sociedade da imagem e a vida se traduz pela profundidade de campo, pela perspectiva, por enquadramentos, e isso tudo consta nos sentidos de produzir imagens de forma única num vício de colecionar instantes. A fotografia pode ser a simples percepção de luminosidade, ou até uma explicação física pelas suas ondas e ocupação de espaço. As imagens estão em placas, em camisetas, em propagandas, em “santinhos”, torna-se um símbolo, um significado e também pode ser suporte e apoio para informação. O seu fim também se justifica pela arte, pelo olhar abstrato ou realístico sobre o mundo.
O conhecimento não está somente nas palavras, cada vez mais a imagem é fonte de saber. E a complementação se faz pela o olhar do outro, a fotografia só existe se o ciclo de sua vivência passar da retina do fotógrafo e impactar os olhos do espectador. O Grupo da Foto estreou com a exposição Revelados em 2011, e no mesmo ano participou com a exposição Infinitos Nós da programação da 14ª Jornada Nacional de Literatura e 6ª Jornadinha Nacional de Literatura. Este ano o Grupo começou a integrar os participantes em atividades práticas para ampliação do conhecimento com oficinas e palestras com convidados como os fotógrafos do Grupo RBS Jean Pimentel e Jean Schwarz, e o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Gerson Trombetta. No decorrer dos dois anos apareceram parceiros que incentivaram e contribuíram para as atividades: Faculdade de Artes e Comunicação na pessoa da Marianne Loch Sbeghen, Riviera Café e Bistrô, Cultor Produtora, La Idea, e o CDL- Câmera de Dirigentes Lojistas que convidou o Grupo para fotografar Passo Fundo para a produção do calendário CDL 2012.
A mais recente atividade do Grupo foi a produção de fotografias para integrar a exposição Saúde Para se Ver, um convite do Projeto Saúde no Rádio da Faculdade de Medicina da UPF, com parceria dos cursos de Artes Visuais, Jornalismo, Psicologia e Farmácia que até o dia 31 de outubro fica no hall de entrada da Faculdade de Medicina no Campus II da UPF, ou pode ser vista pelo blog www.saudeprasever.blogspot.com.
Álbum de aniversário
· 2 min de leitura