Leila de Souza Teixeira lança o livro

Título da obra é "O que coincidentemente se reincide"

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marina de Campos

Leila de Souza Teixeira pode ser considerada uma legítima filha da Capital Nacional da Literatura. Apesar de enxergar nos pais leitores o principal motivador para a carreira de sucesso com as palavras, ela sabe que viver em Passo Fundo também pode ter deixado algo em seu inconsciente. “Com certeza existe uma energia diferente aqui”, explica a escritora, hoje uma das mais destacadas do cenário estadual e responsável por honrar o nome do município nos lugares por onde passa. “Muitos autores que pude conhecer nas Jornadas, por exemplo, influenciaram meu trabalho, então existe sim essa influência indireta”.

Depois de passar por grandes capitais como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ela resolveu lançar seu primeiro livro de contos também por aqui, onde ainda se sente em casa. “Mesmo que Passo Fundo não fosse a minha cidade natal, eu gostaria de lançar meu livro aqui, pois a feira e a literatura em geral são muito fortes, muito presentes”, conta  Leila. “Além disso, apesar de ter ido embora há 18 anos, é uma ótima oportunidade para rever amigos, me sentir de volta ao lar”, observa enquanto autografa exemplares da obra O que coincidentemente se reincide, publicada neste ano pela editora Dublinense. Reunindo contos marcados por um estilo original e uma voz clara e direta que dá unidade ao todo,  o livro esteve na cabeça de Leila por vários anos até ganhar vida no papel. “Foi um desafio mesmo, pois passei sete anos com esse projeto, escrevi o primeiro conto, tempos depois surgiu o segundo, e bem mais tarde comecei a perceber que o material poderia se transformar em um livro”. Bastante envolvida com o lançamento, que ocorre ainda em Brasília e ganha mais uma sessão em São Paulo, Leila de Souza Teixeira revela que já tem vários planos em mente, mas precisa encontrar tempo. “Nunca se sabe bem que caminhos vamos acabar seguindo, mas o que eu gosto mesmo é de escrever contos e devo seguir nesse gênero”, planeja a autora. O livro de Leila pode ser encontrado à venda na 26ª Feira do Livro.

Mais lançamentos
Um dos espaços mais importantes da feira são as sessões de autógrafos, que prestigiam os autores de Passo Fundo e região. Entre eles estão Pedro Du Bois, que lança o livro de poemas Via Rápida neste sábado, 10. Com mais de 70 livros publicados e uma obra editada em Portugal, ele explica que sua obra gira em torno do ser humano e seus anseios. “Nesse caso, o livro todo pode ser considerado um grande poema”, explica o editor autônomo, que produz em casa os seus próprios títulos. Já o historiador Ney Possap D’Ávila traz à feira a obra Degola e degoladores no Rio Grande do Sul, um assunto controverso da história do estado. “Quis reunir o que existe sobre o assunto e ajudar a esclarecer esse capítulo do nosso passado que muitos não gostam de admitir que existiu”, explica o autor, que fez sucesso na Feira do Livro de Porto Alegre e agora lança a obra em Passo Fundo nesta quinta-feira, 8, às 18h, na área dos autógrafos da 26ª Feira do Livro.

Gostou? Compartilhe