No lado mais humano que puder brilhar dentro do corpo de cada um, “O homem que acreditava” é um espetáculo para quem não tem medo nem da dor e nem da verdade que permeia o cotidiano de qualquer pessoa. O complemento serve para aquilo que muitas vezes nos fere ou mesmo nos traz incertezas ou felicidades, e funciona como porta de entrada para abrir os segredos de quem vive e vive o que inventa, de quem descreve e faz ficção em meio ao existir humano.
A peça é a proposta atual de trabalho do Núcleo Rindo à Toa, um grupo formado em 2010 com o objetivo de levar a arte do teatro para o público leitor, uma conversa ao pé do ouvido com o espectador - quase em tom confessional – diante de assuntos que causam interesse e com certeza despertam o inconsciente de todos, nem que seja por breves instantes. Por isso, o grupo propõe uma temporada de apresentações de um espetáculo que terá aroma de café, boa música, poesia, o universo literário do escritor gaúcho, e encontro de amigos.
As apresentações do projeto “Café com Caio” acontecerão de 16 de novembro a 09 de dezembro, na antiga Code, no Boqueirão. A peça tem adaptação de texto e direção de Edson Bueno, atuação de Marcio Meneghell e produção de Elisandra Assunção. Resgata a obra do autor gaúcho Caio Fernando Abreu e instiga o acesso às linguagens, o gosto pelo teatro e incentiva o interesse pela leitura e debate, num ambiente alternativo com um bom café, favorecendo um clima intimista entre espectador e ator.
O espetáculo será apresentado durante um mês, sempre de sexta a domingo, para uma plateia limitada de até 40 pessoas que poderá se angustiar, aliviar-se, e se alimentar com a literatura urbana do escritor. O espaço da antiga Code, especialmente preparado para receber o público de Passo Fundo e região, abre às 19h para aqueles que optarem por degustar um bom café, ouvir uma boa música e se deliciar com as poesias de Caio. “O homem que acreditava” inicia às 20h30, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no valor de R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia para estudantes com carteirinha. A antiga CODE fica na av. Brasil Oeste, nº 2182 – Boqueirão – Passo Fundo/RS, e possui estacionamento disponível e gratuito.
Agende o seu café com Caio
Após o dia 16 de novembro, haverá a oportunidade para que turmas de instituições de ensino, interessadas na proposta do projeto, possam assistir “O homem que acreditava” e debater a obra do escritor, mediante agendamento prévio.