Literatura e Ousadia

Conversas sobre Literatura acontecem nos dias 19 e 20

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Projeto SESC Mais Leitura propõe conversas sobre a literatura – transgressora - de Lygia Bojunga e Eva Furnari
Transgressão. Do dicionário, passar do limite aceitável ou razoável; infringir; postergar. Quando o limite da realidade é transgredido e a fantasia entra em cena, algo mágico acontece. Na literatura, por exemplo, há transformação – de mundos e mentes. O real, para Lygia Bojunga e Eva Furnari, não tem graça nem espaço. Perde-se no meio inusitado e inesperado que a fantasia e o lirismo assumem. O traço – que escreve ou desenha - se liberta.

Liberdade – na escrita e no desenho – caracteriza as duas mulheres que, no início da próxima semana, serão o tema das discussões promovidas pelo projeto Sesc Mais Leitura na cidade. Através de conversas com autores, direcionadas aos jovens do Ensino Fundamental e Médio, o projeto convida escritores a avaliarem a Rede de Bibliotecas do SESC e selecionar obras ou temáticas literárias para discussão nas escolas. A última edição deste ano traz, como centro das discussões a literatura de Bojunga e Furnari – o lirismo, humor e a possibilidade do sonho na literatura infanto-juvenil que ambas carregam.

A missão de conversar com os alunos foi destinada Hermes Bernardi Jr. que, além de escritor e contador de histórias, é coordenador regional da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Hermes já esteve em Passo Fundo em 2009, para uma Jornada de Literatura e, agora, volta à cidade para falar aos alunos das escolas Georgina Rosado e Irmã Maria Dolores. Ele, que é criador de espetáculos teatrais para crianças, também busca a expressão artística através da palavra e do desenho. Ao lado de Bojunga e Furnari – ainda que elas estejam presentes apenas nas páginas -, vai colorir as salas de aula das duas escolas.

Ao lado da transgressão, a democratização da leitura também tem espaço. E é na escola, espaço mais democrático para a formação de novos leitores, que a transformação ganha morada.

Serviço

Dias: 19 e 20/11
Horário: 10h30 – Livros de Ligia Bojunga Nunes
Local: Escola Georgina Rosado e Escola Irmã Maria Dolores

Dias: 19 e 20/11
Horário: 14h – Livros de Eva Furnari
Local: Escola Georgina Rosado e Escola Irmã Maria Dolores

Gostou? Compartilhe