Onde dois ou três estão envolvidos, há algo que permanece oculto. Quando esses dois ou três estão ligados pela presença do mesmo sangue nas veias, o oculto se acumula, o mistério se confunde com a própria pele e os segredos fazem parte das relações. Em cada lar, as paredes guardam histórias, os baús lembranças e os corações segredos. Stella Maris Rezende viveu de perto esse universo, por isso, deixou a criatividade voar e pousar nas páginas de um livro.
Hoje e amanhã “A guardiã dos segredos de família”, fruto da mente de Stella, será o centro da discussão do Projeto Livro do Mês.
A história do livro começou bem antes de Nenenzinha, personagem central da história e, até mesmo de Stella. A inspiração nasceu junto com a história da mãe da autora que, assim como o livro, ainda criança, ficou órfã e foi cuidada por uma tia - a Nenenzinha que, de fato, existiu. “Foi emocionante transformar tudo em literatura”, comenta Stella. Emocionante, também, é a história que o livro conta: crianças órfãs sendo cuidadas por uma tia que, da mesma forma, é criança, mas tem uma personalidade decidida e voltada à proteção. Nesse cenário, se encaixa, ainda, uma madrasta tão má quanto à da Cinderela. Os elementos que, por lembrança, remetem aos contos de fadas não param por aí. “Alguns detalhes do meu texto lembram ainda os contos João e Maria, Branca de Neve e A bela adormecida no bosque. A ideia de que a criança pode ser salva por um encantamento é um elemento muito forte”, destaca a autora.
A história é destinada ao público infantil, mas pertence a qualquer faixa etária. Stella fala com sensibilidade e criatividade de temas como orfandade, proteção e conflitos familiares. A leveza do livro rendeu prêmios como o Barco a Vapor, de 2010, que premia obras de literatura infanto-juvenil. Nenenzinha, a original e a do livro, tem segredos que a família guarda e a fazem engrandecer diante dos problemas. As páginas, escritas em quatro anos, foram vividas em décadas. Stella acredita que o encantamento que a literatura propõe estimula a leitura e a escrita: “Uma história bem contada tem magia, tem poder de reinvenção do mundo, estimula o questionamento e a alegria de viver”.
A Capital Nacional da Literatura divide os segredos de Nenenzinha. A autora, livro e história vêm até a cidade para participar da edição de novembro do Projeto Livro do Mês. “A guardiã dos segredos de família” tem personagens bem construídos, enredos entrelaçados e uma proposta estética e de conteúdo a ser pensada e os leitores de Passo Fundo poderão participar e entrar na história da guardiã.
As discussões do Projeto Livro do Mês acontecem hoje e amanhã, no Sesc e na UPF. Hoje à noite, às 19h30min, o público acadêmico pode conversar com Stella Rezende no auditório do CET – Centro de Educação em Tecnologia, na UPF e amanhã pela manhã o encontro acontece no Sesc e é destinado às escolas e ao público em geral.
Mais que páginas, Nenenzinha traz história e inspiração.
Serviço
Dia: 22/11
Onde: Teatro Sesc
Hora: 9h
O encontro é destinado à alunos, professores das escolas municipais e comunidade em geral
Dia: 22/11
Onde: Centro de Educação em Tecnologia (CET), na UPF
Hora: 19h30min
destinado ao público acadêmico e demais interessados
Dia: 23/11
Onde: Teatro Sesc
Hora: 9h
O encontro é destinado à alunos, professores das escolas estaduais e comunidade em geral
Uma menina, uma família e muitos segredos
· 2 min de leitura