2ª Conferência Municipal de Cultura

Pra onde vai? Uma semana para discutir o rumo da cultura em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cinco dias e cinco eixos de estudo. Essa é a estrutura da 2º Conferência Municipal da Cultura está acontecendo na cidade desde ontem. Com o tema “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”, a conferência tem por objetivo – um deles – discutir a cultura passo-fundense nos aspectos de memória e produção simbólica a fim de propor a participação social.

Nomes como Assis Brasil e Guto Pasini são os responsáveis por comandar os painéis que discutem os cinco eixos durante a semana. O primeiro eixo, discutido no dia de ontem por Marcelo Restori, tratou da produção simbólica e da diversidade cultural da cidade. Hoje, Assis Brasil – secretário de Estado da Cultura - traça os rumos da cultura no Rio Grande do Sul e aponta as direções para que, amanhã, Guto Pasini – presidente do Conselho Municipal de Cultura – discuta cidadania e cultura dentro do conceito de cidade.

Ainda, o restante da semana traz Helen Job, presidente da União Passo-Fundense de Artes Cênicas, Ivo Bonfatto, coordenador de Economia da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, e Margarete Moraes, representante do Ministério da Cultura na região sul para explorar temas como cultura e desenvolvimento sustentável, cultura e economia criativa e gestão e institucionalidade da cultura – respectivamente.

A semana em Passo Fundo busca, de forma dinâmica e interativa, propor estratégias para universalizar o acesso dos passo-fundenses à produção dos serviços culturais e, mais que isso, incentivar e estimular novas produções culturais.

Amém. Que se abram as cortinas dos teatros, as portas dos cinemas, que se montem os palcos e que se encham as prateleiras das bibliotecas.

 *Acompanhe, no Segundo, durante a semana, os aspectos mais importantes discutidos na Conferência.

Gostou? Compartilhe