O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, palestrou, na noite dessa terça-feira (04), no segundo dia de debates da II Conferência Municipal de Cultura, que ocorre até esta sexta-feira (07), no Teatro Múcio de Castro, em Passo Fundo. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Cultura com apoio da Prefeitura.
O objetivo é discutir a cultura passo-fundense promovendo um debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, a fim de propor estratégias e mecanismos de melhora para diferentes questões. A principal reivindicação da comunidade cultural é que a cidade tenha uma secretaria especifica para a cultura, atualmente a pasta inclui também o esporte.
Este ano o evento tem como temática central Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento e está dividido em cinco eixos orientadores: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa e gestão e institucionalidade da cultura.
O secretário abordou os Rumos da Cultura no Estado. "Os novos rumos da cultura no Rio Grande do Sul iniciaram logo após o resultado das eleições em 2010. E hoje já estamos com o Plano Estadual de Cultura praticamente pronto. Ele deve ser enviado, pelo governador, à Assembleia Legislativa no inicio de 2013. E estamos nos encaminhando para compreender melhor a complexidade cultural do RS. Nosso objetivo é participar com a sociedade do conhecimento e da reflexão cultural do que somos e do que poderemos ser".
O titular da pasta da Cultura destacou também a importância do conceito de cultura e das transformações que ocorrem no mundo. "Temos um Estado caracterizado pelo hibridismo cultural. E temos agora uma vertente nova que é a cultura digital, que está representando uma verdadeira 'revolução cultural' no mundo inteiro. Será que estamos dando conta de tudo o que a sociedade quer? Temos que entender o que está acontecendo e trabalhar para que isto possa colaborar com a construção da nossa cidadania".
Assis Brasil finalizou elogiando o trabalho da comunidade cultural do município. "Passo Fundo sabe fazer cultura. Sua comunidade está bem preparada e atenta às mudanças da cultura no Estado e no País, tanto que já tem seu Plano Municipal de Cultura pronto."
O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Passo Fundo, Sandro Pasini, agradeceu o apoio da Sedac para a realização da conferência e destacou os objetivos do encontro. "Temos aqui representadas todas as linguagens da cultura. Todos muito comprometidos com o desenvolvimento e a valorização da cultura, que queremos ver cada vez mais fortalecida."
A Sedac participa ainda no dia 06 do debate sobre Cultura e Economia Criativa com a presença do coordenador de Economia da diretoria de Economia da Cultura, Ivo Benfato. Na segunda-feira o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Marcelo Restori, foi o debatedor do tema Produção Simbólica e Diversidade Cultural.
Governo do Estado