Antes que os rumos indecifráveis do amor ou as dores inexplicáveis da morte passem a ocupar seus pensamentos, é provável que a primeira grande dúvida de um homem seja a respeito do mistério da vida. Pois antes de se tornar adulto e passar o resto de sua existência se perguntando por que motivo veio ao mundo, em seus primeiros devaneios de criança se pergunta simplesmente: “como cheguei aqui?”. Com uma vida inteira dedicada à busca por respostas para a mente e a alma humana, Valmor Bordin sabe desde já que o nascimento é um dos poucos milagres que poderá explicar com clareza para o filho, o que faz com sensibilidade e precisão no livro infantil Edmundo Inventa o Mundo.
Psiquiatra e escritor de renome estadual graças à sólida carreira que vem traçando com a publicação de obras literárias premiadas, Bordin explora agora mais um gênero que considera desafiador. “Na literatura infantil o principal desafio é alcançar a linguagem e o universo da criança, conseguir se conectar a ela. Busquei escrever como se estivesse conversando com meu filho”, conta o autor do livro de contos O Quase-Nada, que teve valor arrecadado destinado ao Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico a Crianças Hospitalizadas e a Escola de Educação Infantil São Vicente, e ainda o livro de contos Poemas Famintos, ambos publicados pela editora porto-alegrense Dublinense.
Idealizada há cerca de quatro anos, a nova obra surgiu de uma pergunta de seu filho Roberto, então com 4 anos. “Ele veio me questionar sobre o nascimento, mas avisou que não queria uma história sobre cegonhas nem sementinhas”, brinca o psiquiatra, que precisou arranjar criatividade para satisfazê-lo. “No lugar de tentar explicar, optei por mostrar através de uma metáfora, a partir da experiência milenar do feijão no algodão”, revela o autor. Para que ele se identificasse com o que acontecia, Valmor humanizou o experimento dando nome e função a cada elemento: o grão que aos poucos inchava era a mãe grávida, a gota d’água era a parteira, e assim por diante, até se dar conta de que tinha uma história pronta nas mãos. “A partir dessas metáforas lúdicas, foi como se estivéssemos escrevendo juntos, enquanto a própria experiência acontecia”, lembra o escritor.
Resgatar e estimular
Para passar para o papel a história do recém-nascido grão de feijão Edmundo, sua mãe Olinda, a Dona Gota e os vários personagens do feijoal, o escritor buscou inspiração em clássicos de sua infância e referências da cultura pop, desde Sítio do Picapau-Amarelo até Rei Leão. “Recorri à minha memória de leituras como As mil e uma noites, Meu pé de Laranja-Lima e toda coleção de Monteiro Lobato, muito presentes quando eu era criança”.
Sua intenção, com isso, foi resgatar a atmosfera desses livros e fugir de uma literatura infantil pronta, que não instiga o raciocínio. “Acredito que algumas obras atuais impossibilitam a criança de alcançar a simbolização, captar o que está além das palavras”, explica. “Meu sonho é que pai e mãe interajam com seus filhos, ajudando-os a ‘raspar’ as palavras e os desenhos e enxergar o que está sendo dito através disso, mais profundamente”, afirma Bordin. As ilustrações de Ivana Tissot vão ao encontro dessa ideia, utilizando criativos símbolos, texturas e atmosferas para ajudar a conta a história.
Publicado pela editora porto-alegrense Buqui em versão física e digital, Edmundo Inventa o Mundo tem lançamento simultâneo no dia 8 de dezembro, em Passo Fundo. Para oferecer um clima alegre e descontraído para o público infantil, o escritor escolheu a escola St. Patrick, integrando a programação do tradicional Sábado Cultural. “Nossa escola coloca em primeiro lugar o incentivo à leitura, em especial a autonomia das crianças em relação ao que vão ler. Se tratando de um bom livro e de um bom autor, tenho certeza de que vão gostar muito”, observa Tânia Von Meusel, diretora da escola onde um rodízio de picolés e pirulitos será oferecido aos pequenos. “Toda a comunidade está convidada a participar”, lembra o escritor.
Enxergando a obra como mais um degrau alcançado em seu caminho pela literatura, Valmor Bordin sente como missão cumprida o desafio de transmitir ao seu filho e ao público infantil o mistério do surgimento da vida. Já os mistérios do coração e da mente, aqueles grandes segredos que nos separam da morte... Ah, esses ficam para um próximo livro.
Serviço
Lançamento do livro infantil Edmundo Inventa o Mundo, de Valmor Bordin
Sábado, 8 de dezembro, a partir das 10 horas da manhã
Escola St. Patrick, rua General Netto, 870
Versão digital do livro pelo site da editora Buqui www.buqui.com.br
A invenção da vida
· 3 min de leitura