Intercâmbio musical: Passo Fundo e Porto Alegre

Compositores da cidade viajam para show na capital

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A música viaja mais rápido do que as estradas são capazes de suportar. Voa, ultrapassa perigosamente conceitos e tendências, cria atalhos e direções – faz seu próprio caminho. A música é por si só, uma grande viagem – de olhos, ouvidos, sensações e emoções. É, também, encontro.

Para viajar e encontrar, três passo-fundenses pegam a estrada para Porto Alegre nesse final de semana. A viagem leva a música da cidade para a capital e proporciona novos encontros, novas misturas. Rodrigo Nassif, Jonathas Ferreira e Lucas Volpatto apresentam-se na Casa de Cultura Mário Quintana hoje à noite. Os ingressos já esgotaram e o fim da estrada espera os meninos com casa cheia e ouvidos abertos.

Os três, apesar de diferentes estilos, compartilham da mesma ideia e da mesma disposição. Buscam, em cada pedaço de chão que pisam, divulgar a música autoral que escolheram. Nassif, por exemplo, opta pela vertente regionalista: compositor que apela para o violão, com forte acento da música uruguaia e argentina. Têm três álbuns gravados que venderam, juntos, quatro mil cópias no estado.

Jonathas Ferreira é um nome que desponta no fingerstyle – uma forma diferente de usar o violão dando a ele diferentes utilidades como por exemplo percussão, harmonia e melodia. Foi ele quem abriu os shows de Alegre Correa e Yamandu Costa. Hoje dedica tempo e voz para a composição do primeiro álbum, a ser lançado no próximo ano. Completando o tio, Lucas Volpatto tem influência de música erudita e jazz. Hoje dá aulas de guitarra em Poro Alegre e Nova Prata.

Os três, ao lado dos percussionistas Diego Berquó, Leandro Schirmer e Carlos Ezael, compõe o show que recebeu o nome de Jogo de Cordas. A intenção do trio é que o projeto continue na estrada, em novos caminhos, traçando novas direções.

Gostou? Compartilhe