Aldeia Sul Editora lança estudo sobre a violência contra a mulher

Aldeia Sul Editora lança estudo sobre a violência contra a mulher e destaca Passo Fundo através de seis autores locais

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A frase, da poetisa portuguesa Florbela Espanca, é impactante pela força que carrega. Escolhê-la como título de um livro que trata da violência contra mulher é um indicativo da seriedade e necessidade do assunto. Sob organização de Ivaldino Tasca, “É pensando nos homens que eu perdoo aos tigres as garras que dilaceram” será lançado na quinta e sexta-feira e traz um panorama mundial sobre a violência de gênero e pousa em Passo Fundo sob o olhar de três mulheres que têm o seu dia-a-dia repleto de experiências acerca tema.

 Hoje no mundo pelo menos uma a cada três mulheres é agredida, sexualmente abusada ou maltratada de alguma maneira durante a vida. Se você for mulher, vai sentir imediatamente a ameaça que esse dado indica. Se for homem, com certeza se lembrará de pelo menos três mulheres importantes para você, e sentirá a frustração de não poder protegê-las. A informação divulgada pela Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, dá a dimensão do problema da violência contra a mulher ao redor do planeta, e justifica em poucas palavras o crescente apelo por igualdade, respeito e pelo fim de uma discriminação tolerada por tempo demais.

E é justamente buscando compreender os motivos que fazem o índice de violência tão altos que a Aldeia Sul editora aposta em “É pensando nos homens...” como mais uma ferramenta de luta que assume o formato de um estudo profundo sobre a violência de gênero. Em pouco mais de 200 páginas faz um panorama mundial e também local do tema com a colaboração de seis autores de Passo Fundo que lidam diariamente com a questão e contribuem para um novo e esclarecedor olhar.

Do mundo para Passo Fundo

Fruto de uma pesquisa de mais de três anos iniciada pelo jornalista Ivaldino Tasca, a obra pretende ser um documento, uma denúncia e um exercício de reflexão sobre a posição feminina desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje. Uma verdadeira jornada que começa ainda na Pré-História, como revela a ampla contextualização histórica assinada pelo professor e Secretário Municipal de Cultura José Ernani de Almeida. A viagem segue adiante com uma compilação da presença do tema em religiões, culturas, civilizações e diferentes épocas, e apresenta uma inusitada coleção de frases de alguns dos maiores pensadores de todos os tempos, em pérolas que colaboraram para denegrir a figura da mulher.

Na segunda metade do livro, uma cronologia do movimento feminista relembra momentos importantes dessa trajetória, trazendo ainda uma série de documentos internacionais e um apanhado de dados atuais sobre a violência contra a mulher. A reação da sociedade brasileira ganha destaque com uma detalhada exposição sobre a Lei Maria da Penha, símbolo da luta pela igualdade.

O tema chega finalmente a Passo Fundo através do conhecimento e das experiências de três mulheres que lidam com o tema em seu dia-a-dia. A primeira delas é a advogada Josiane Petry Faria, coordenadora do Projur Mulher UPF, um programa de assistência jurídica a vítimas de violência doméstica. Mariane Loch Sbeghen, professora e arteterapeuta, revela um pouco dos sentimentos dessas vítimas relatando a oficina de arteterapia realizada na Casa de Mulher. Por fim, a delegada Claudia Rocha Crusius apresenta o cotidiano da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Passo Fundo, a DEAM.

Chamado à esperança

Com prefácio do organizador Ivaldino Tasca e posfácio da jornalista Marina de Campos, “É pensando nos homens...” tem apresentação assinada pela socióloga costarriquenha Montserrat Sagot, referência internacional no assunto, que define a publicação como parte dos esforços mundiais para visualizar o problema da violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que serve como um chamado à esperança.

7 de Março

Quinta-feira, 7 de Março
Coordenadoria Municipal da Mulher e Projur Mulher UPF promovem

Debate sobre a violência contra a mulher, com os autores da obra

Às 19h30, no Auditório do Curso de Direito da UPF, Campus I

Sessão de autógrafos a partir das 21h

8 de Março

Sexta-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher
LANÇAMENTO OFICIAL com sessão de autógrafos

Das 18h às 22h, na Livraria Nobel, Gal. Osório, 1148

Saiba mais sobre a Aldeia Sul Editora pelo site www.aldeiasul.com.br.

Gostou? Compartilhe