Poesia que inspira

Primeiro Sarau de poesias do IFCH homenageia Castro Alves no Dia Nacional da Poesia

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma palavra, uma frase, uma construção. No papel, o sentimento. Na ponta do lápis, o coração. A poesia, mesmo sendo um gênero textual não segue fórmulas, mas a emoção. Atrás apenas daquilo que é capaz de despertar sentimentos, a poesia invade sem pedir licença.

Assim aconteceu com Castro Alves. Nascido no mesmo dia em que se comemora a própria poesia, o autor brasileiro apelou para a palavra ao encontrar sua luta: considerado o poeta dos escravos, Castro Alves fazia do sentimento a sua arma.

Para compreender, tanto poesia quanto Castro Alves, não é preciso muito. Apenas um olhar aberto, uma mente capaz de viajar e um coração capaz de sentir. A data, 14 de março, precisa ser lembrada e, o projeto Bookcrossing, da UPf, pensa justamente nisso. Hoje, durante o dia todo, acontece no IFCH o Primeiro Sarau de Poesias. A iniciativa objetiva despertar o interesse pelo gênero literário e incentivar jovens escritores a divulgarem suas produções. Há, entre prédios, muitos escritores que fazem da poesia o próprio caminho.

A programação do dia envolve literatura do início ao fim: leituras e declamações de poesias ocorrerão em três horários (9h40min às 10h, 15h40min às 16h, e 19h às 19h45min), sendo que, neste último horário, haverá uma apresentação do Bando de Letras, grupo formado por acadêmicos do curso de Letras, no qual os integrantes recitam poemas e contam histórias durante as apresentações. Os escritores participantes ainda vão poder expor seus trabalhos no Varal de Poesias, que estará no saguão do IFCH, e participar do Mural da Criatividade, com redações livres de poesia e mensagens em mural, também expostas no saguão.

A literatura é uma via dupla. Se você aprecia a arte, certamente deve ter um livro já lido, esquecido ou guardado em casa. A organização do evento pode dar um destino para as páginas que você não precisa mais: durante todo o dia, os estudantes estarão recebendo doações de livros, revistas e outros materiais de leitura para o Projeto Bookcrossing - a prática consiste em deixar um livro num local público para ser encontrado e lido por outro leitor que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. Simplificando, uma corrente de leitura. As obras doadas poderão ser entregues na secretaria do IFCH ou no Diretório Acadêmico da unidade para que recebam o selo Bookcrossing e, então, sejam disponibilizados em estantes no IFCH.

As inscrições para participação no Sarau – seja com alguma leitura ou declamações de poesia – são gratuitas e podem ser feitas junto ao Diretório Acadêmico do IFCH. O Sarau recebe o apoio dos acadêmicos e professores do IFCH, da Revista Letrilhando e do Diretório Acadêmico América Latina Livre (DAALL) da unidade.

Serviço: Hoje, no IFCH, 15h40min às 16h, e 19h às 19h45min). Se possível, leve um livro para doação! 

Gostou? Compartilhe