O musical Zás-Trás, encenado pela Companhia de Teatro Notre Dame, será reapresentado neste sábado (23), a partir das 20h, no anfiteatro da Escola Notre Dame Menino Jesus. Ambientada no início do Período Republicano Brasileiro, Zás-Trás conta de forma simples e envolvente a história de Escopeta e Rufião, dois girigotes a quem o trabalho assusta e cansa, e que, depois de unirem-se a Hipólito Cheiroso, tentam dar o “Golpe do Baú” na família do Capitão Parcifal. O Capitão, homem rico, possui duas filhas e precisa casá-las. A filha mais velha deve ser a primeira a ir para o altar, porém, a mais nova está apaixonada pelo jovem Godofredo. Neste contexto, os três trapaceiros vão fazer de tudo para casar-se com as filhas do Capitão. E tudo isso ao som de ópera.
A peça, que estreou em outubro do ano passado em apresentação no mesmo local, competiu no Festival Intercolegial de Teatro Notre Dame, realizado pelo Colégio Notre Dame Ipanema, no Rio de Janeiro. Em sua 10ª edição, o evento é uma referência carioca no que tange à arte e à cultura escolar.
Na mostra competitiva, a peça, encenada por estudantes matriculados no curso livre de Artes Cênicas, oferecido pelo Colégio Notre Dame, obteve a premiação de Melhor Ator Coadjuvante. Sandro Aliprandini, que interpreta um “marinheiro de água doce” na peça Zás-Trás, foi o primeiro estudante gaúcho premiado na história do festival. Sandro, que concorreu com outros sete atores na categoria, agora, integra o elenco de uma produção cinematográfica gaúcha.
A arte da interpretação incentivada no ambiente escolar, onde as habilidades se desenvolvem nas aulas semanais da atividade extraclasse, também se tornou ocupação para Camila Fávero, ex-estudante da Rede de Educação Notre Dame que também sobe ao palco do neste final de semana, para interpretar Porcária, filha do Capitão. Indicada ao prêmio de Melhor Atriz na edição de 2010 do Festival Intercolegial de Teatro Notre Dame, pelo papel de Peter Pan, Camila concluiu o Ensino Médio no Colégio Notre Dame em 2012 e atualmente é estudante de bacharelado em Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes do Paraná.
Dirigida por Daniela Dal Forno, a peça – cuja apresentação tem ingressos sendo vendidos no Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus por R$ 5,00– tem interpretação musical dos estudantes. A criação, preparação e direção vocais são coordenadas pela Ir. Mirtes Helena Roman.