A Capital Nacional e Estadual da Literatura se prepara para a realização de mais uma Festa das Letras. Com o tema “Leituras Jovens do Mundo”, a programação da 15ª Jornada Nacional de Literatura e da 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, eventos promovidos pela Prefeitura de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo (UPF), foi apresentada na manhã desta terça-feira, 26, para autoridades locais e relacionadas ao evento. A Jornada acontecerá de 27 a 31 de agosto, no Campus I da UPF.
Nesta edição, a Prefeitura Municipal realiza o maior investimento já realizado até hoje junto ao evento. “A Prefeitura está empenhada em promover, mais uma vez, uma grande Jornada de Literatura. Fazemos isso por convicção, porque temos a certeza que este é um evento que atrai milhares de olhares para a cidade, de forma positiva. É obrigação da Prefeitura apoiar incondicionalmente a Jornada e fazemos questão absoluta de criar todas as condições necessárias para que este evento continue trazendo a promoção da cultura entre nós”, declarou o prefeito, Luciano Azevedo.
O empenho e envolvimento da Prefeitura nesta edição da Jornada foi ponto destacado pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza. “Devemos, ao menos durante o período da Jornada, transformar nossa cidade, fazendo com que todos os espaços possam viver a leitura, envolvendo toda a comunidade”, afirmou. Durante o lançamento, a coordenadora geral da Jornada, professora Tania Rösing, enfatizou o tema geral, que explora os interesses sintonizados com os jovens de hoje, e a agenda programada para os dias do evento. “Quero que vocês observem bem toda a programação, seu peso e relevância para a cidade e região”, disse.
A programação da Jornada integra diferentes públicos e inclui a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas; o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que ocorre anualmente, alternando cidades da Europa e Passo Fundo em anos de Jornadas Literárias; o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens.
Também haverá a revelação do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, concurso destinado ao melhor romance em língua portuguesa publicado nos últimos dois anos. O vencedor levará um prêmio no valor de R$ 150 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de junho. Ao falar da Jornada, o representante do Grupo Zaffari, publicitário Luiz Coronel, destacou a importância da leitura para a vida de todos. “E através da leitura que o homem realiza o mais profundo e fértil conhecimento de si, dos outros e da dignidade da vida. O livro é o depoimento humano que, desejoso de trazer os sonhos e pesadelos da alma humana, caindo nas mãos do homem, o faz viver momentos de intensidade”, declarou.
Também prestigiou o lançamento da 15ª Jornada de Literatura a diretora do Instituto Estadual do Livro, Laís Chaffe, e o deputado estadual, Giovani Cherini.
Lançamento da 15ª Jornada Nacional de Literatura
· 2 min de leitura