De volta para casa

Grupo Ritornelo e Teatro Depois da Chuva apresentam duas peças em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Dia do Teatro foi ontem, mas as comemorações seguem ainda hoje. Os grupos passo-fundenses premiados pela Fundação Nacional de Arte – Funarte – depois de passarem por Florianópolis, Chapecó e Porto Alegre, voltam a Passo Fundo para apresentações gratuitas. Ontem, em dois horários, o grupo se apresentou dentro do projeto Arte no Espaço e hoje a programação se repete: às 15h e às 20h o teatro do Sesc abre sua porta e sede o palco para que, ao abri da cortina, mais uma vez, o espetáculo inicie.

Os dois grupos fazem parte do projeto Circulação dos Espetáculos e, por isso, viajaram pelo estado e por Santa Catarina com as duas peças premiadas. O Grupo Ritornelo, por exemplo, está há 14 anos na estrada. Nem só de teatro vive o grupo: os principais integrantes atuam, ainda, em iniciativas culturais que buscam ampliar as possibilidades das cidades onde se apresentam. Atuam, também, em festivais, mostras e oficinas por todo o estado e país. A ação, no palco ou na rua, deu ao grupo, ao longo dos anos, premiações e possibilidade de viajar e mostrar o teatro a um número maior de pessoas.

O espetáculo que apresenta é destinado ao público infanto-juvenil e conta a história de um menino que é diferente de todos os outros. O Menino do Dedo Verde tem, em seu elenco, Ana Marques, Guto Pasini, Giancarlo Camargo e Tarso Oliver Heckler. O texto é uma adaptação do livro de Maurice Druon e é capaz de transpassar a mensagem de desafio a conceitos estabelecidos. Titsu, o personagem central, vive em uma época conturbada por guerras e por um novo mundo industrializado e movido pelo comércio.

Filho de um fabricante de armas, pré-alfabetizado por sua mãe e vivendo em uma casa elegante, Titsu é uma criança que surpreende: não consegue ficar na escola e, por isso, passa a ter aulas de jardinagem. Descobre, então, que o toque de seu polegar tem o poder de fazer florescer, em segundos, qualquer semente. Ao se deparar com uma realidade cheia de presídios, favelas, doenças e guerra, promove a transformação através das flores.

O grupo Teatro Depois da Chuva, por sua vez, iniciou suas atividades por volta de 1998 e é formado, atualmente, por Betinha Mânica, Franciele Schambeck e Glória Fatuh. O teatro Os Bons Serviços representa a vida de uma empregada simples contratada para cuidar de cães de estimação dos convidados de uma grande festa, na principal mansão do bairro. A partir do encontro inusitado com um dos ‘grã-finos’ na festa, Francinet, a empregada, se vê envolvida em uma trama surreal e misteriosa.

Apesar de sozinha, a personagem está acompanhada de um público que mergulha na trama. Mesmo que a peça se construa como um monólogo, não o é: é, na realidade, uma aventura onde a personagem aparentemente solitária no palco divide espaço, surpresa e sentimento com a plateia. Dirigido por Jefferson Bittencourt, o espetáculo é, segundo o grupo, o resultado de uma experiência de expressão.

O grupo prioriza o aprofundamento e a investigação do trabalho do ator e, por isso, trabalha com o intercâmbio entre artistas e grupos e encontra, dessa forma, um estilo próprio de atuação. Ainda, as parcerias – sejam nas funções técnicas ou na atuação – possibilitam que o grupo se fundamente através dos diferentes modos de trabalho. O resultado, até aqui, foi positivo.
O Menino do Dedo Verde e Os Bons Serviços serão apresentados gratuitamente. Na parte da tarde, as 15h, o espetáculo infanto-juvenil do Grupo Ritornelo sobe ao palco. Na parte da noite o espetáculo adulto, com classificação etária de 14 anos, é o responsável por mostrar teatro aos passo-fundenses.

Gostou? Compartilhe