A terra do candombe (ritmo uruguaio) é o destino dos músicos Ricardo Pacheco, Marcelo Pimentel e Eliezer Machado, neste final de semana. O trio participa, pela primeira vez, da tradicional Criolla Del Prado, em Montevidéu. Realizada desde 1925, a festa é considerada o maior rodeio do país. São sete dias de provas campeiras, apresentações artísticas, shows, espetáculos infantis, feiras artesanais, e gastronomia típica.
A 88ª edição iniciou no dia 24 de março e termina no domingo de Páscoa. O show do trio está marcado para hoje à noite (sexta-feira), com duração de aproximadamente 30 minutos. Para poder mostrar ao público uruguaio um apanhado de canções que traduzem o universo do regional brasileiro, os músicos farão um pout-pourri de algumas delas. O repertório inclui obras conhecidas dos passo-fundenses como Clariô e Negro Coração, de Raul Boeira e Alegre Corrêa e Mudança, do próprio Ricardo Pacheco em parceria com Caetano Silveira. Considerada clássico da música gaúcha missioneira Canto dos Livres, de Cenair Maicá, terá uma versão em espanhol. Adaptação feita por Pacheco e o músico uruguaio Edgardo Muscarelli, que também é o diretor artístico do evento.
Segundo Pacheco, foi justamente a partir da interpretação desta canção que surgiu o convite para participar da Criolla. “Em 2011 o Edgardo me viu cantando na Feira do Livro de Bento Gonçalves e falou sobre a possibilidade de participarmos do evento. Fomos mantendo contato e este ano estaremos lá” comenta.
Parceiros de longa data, a formação do trio para a apresentação no Uruguai é inédita. Pacheco (voz e violão) estará acompanhado de Marcelo Pimentel (percussão) e Eliezer Machado (percussão e baixo).