Tudo começou com um caderno fracassado. Nas primeiras páginas, a tentativa, frustrada, de aprender francês. Depois, a repetição do que as aulas de inglês ensinavam – uma ou duas páginas; também não durou muito. Enfim, aos quatorze anos, sem aula – em função da gripe H1N1 – ele decidiu escrever. Gabriel Cavalheiro Tonin encontrou na folha e no lápis um abrigo seguro para aquilo que, antes, guardava apenas na mente.
No início, era a professora de português e a mãe quem o liam. As impressões de ambas o incentivaram a, aos poucos, começar a pensar em publicar alguma coisa. “Quando comecei a escrever, a única coisa que vinha a minha mente era Deus”, comenta. Mais tarde, no entanto, além disso, sensibilidade, sentimentos, expressões – tudo de mais íntimo, Gabriel colocava na ponta do lápis. O caderno, finalmente, ganhava um destino.
E por falar em destino, a literatura parece ser o do autor. Alfabetizado aos três anos pela irmã, Gabriel sempre ficou entre livros. Dispensava as ruas, as festas e preferia a companhia de histórias capazes de o transportar. A mãe, orgulhosa, complementa: “nunca precisei ir na escola por causa dele. Se tirasse um 9, se cobrava...”. Hoje, aos 17 anos, Gabriel frequenta o segundo ano de Direito. Mesmo que apaixonado pela faculdade, é a escrita que o move: “Publicarei quantas vezes for preciso, venda ou não”.
Conservando um pouco da atitude de cobrança consigo mesmo, Gabriel é crítico com o próprio trabalho. “Publico só o que escrevo com sinceridade”.Com sinceridade surgiu o livro “Um encontro no horizonte”. Composto por 45 poesias que, em 64 páginas, retratam um pouco da mente e do coração do garoto. Uma produção independente que, além de colocar Passo Fundo como cidade produtora de literatura, é uma iniciativa que comprova que a juventude, ao contrário do que se pensa, lê e faz literatura. Que bom para a cidade, para Gabriel e para quem o lê.
O lançamento do livro acontece hoje à noite, às 19h na Academia Passo-Fundense de Letras. A produção ainda não será comercializado em livrarias, para adquiri-lo é preciso ligar para o telefone (54) 3315 5357 ou (54) 81272895 e falar com Gabriel.
Serviço
Lançamento do livro Um Encontro No Horizonte, de Gabriel Cavalheiro Tonin
Acontece na Academia Pass-Fundense de Letras
Para adquirir o livro, ligue para (54) 3315 5357 ou (54) 81272895
Sem venda em livrarias o custo do livro é de R$ 20,00