Biblioteca Municipal reabre hoje

Depois de quase sete meses fechada, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski abre suas portas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um projeto diferenciado. Uma nova ideia. Um novo formato. Em 1976, Arno Viuniski, estagiário da secretaria de Obras e Viação, da prefeitura de Passo Fundo, pensou em um prédio que pudesse, além de abrigar os livros, incentivar a leitura. Deu certo. No início de abril de 1940, na Sede do Grêmio Passo-Fundense de Letras, era inaugurada a primeira Biblioteca Pública da cidade.

Em 1982,a Rua Moron tornou-se o seu lar. Em 2002, recebeu o nome de seu primeiro criador. Abandonada durante muito tempo, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, um dos espaços mais importantes da cidade, foi, finalmente, reformado e hoje abre as portas para a população. O espaço, que está sendo melhorado desde outubro do ano passado, foi reestruturado em função do leitor e atinge, agora, as novas normas de acessibilidade e segurança.

A mudança, no entanto, não está somente na parte material da Biblioteca. A reforma atingiu, também, o seu funcionamento e a sua estrutura humana. A proposta é que se apresente, a partir de agora, um novo conceito de biblioteca centrado não na figura do livro, mas no leitor. “Foram feitas adaptações no acervo em busca de novos leitores. A Biblioteca tinha um espaço muito grande para os livros e não havia espaços de leitura, estava configurada para o leitor consagrado. Agora ela está configurada para a conquista de novos leitores, com espaços mais amplos e que privilegiam o leitor”, comenta o Secretário de Educação de Passo Fundo Edemilson Brandão. Ele destaca, ainda, a importância da transformação do ambiente: “A Biblioteca deixou de ser um depósito de livros para se tornar um espaço de leitura”.

O investimento e as obras
Depois de um projeto de reformas pronto, a busca passou a ser por uma empresa que pudesse realizar a obra proposta. Depois de três licitações, em outubro, a obra começou e, desde lá, foram gastos R$ 190.622,75.

A coordenadora administrativa da Secretaria de Educação, Márcia Cristina Leida dos Santos, destaca que a as obras da Biblioteca são tanto internas quanto externas e aconteceram de uma forma geral. “A Biblioteca ficou com uma cara nova”. As reformas contemplaram o piso – que era de parque – o forro e o telhado – que, em função de falhas escoamento de água provocaram infiltração e goteiras por todo o espaço. Ainda, a distribuição dos móveis e a readequação do ambiente foram importantes para a melhor distribuição do acervo que conta, hoje, com quase cinquenta mil livros. “Além do acervo tradicional, estamos com os livros do projeto Livro do Mês e da Jornada Nacional de Literatura”, destaca a coordenadora. Ela comenta, também, que a Biblioteca está recebendo doações de novos títulos.

A Biblioteca abrange, ainda, novas opções de acessibilidade que visam garantir o acesso a cadeirantes. O novo espaço conta, também, com uma praça que objetiva permitir a leitura ao ar livre. Márcia destaca, também, que foram criadas três salas diferentes: a primeira, destinada à literatura infantil; a segunda para as novas mídias, com 18 computadores com acesso à internet e, também, uma sala multimídia com televisão e acesso a filmes. Para os próximos dias, a reforma se concentrará no muro da Biblioteca que receberá uma pintura artística.

Uma nova forma de ver a leitura
Antes das obras, mesmo com a infraestrutura precária, a Biblioteca recebia cerca de 200 pessoas por dia. A previsão, segundo o Secretário, é que esse número aumente e que a nova Biblioteca possa ser, de fato, um espaço adequado de leitura: “É preciso saber quantas pessoas visitam a Biblioteca e não quantos livros ela tem em seu acervo. A Biblioteca só tem sentido pelas pessoas que passam por ela.”

A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski está localizada na rua Moron, número 2019. Atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nos sábados o atendimento acontece só pela manhã. Quem deseja se associar à Biblioteca é preciso que leve até a secretaria duas fotos 3 x 4, comprovante de residência e documento de identidade.

Gostou? Compartilhe