Páginas da Infância

Projeto Livro do Mês traz Délcio Teobaldo à Capital da Literatura

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A infância, ao mesmo tempo em que é o público é, também, o assunto das páginas do livro Pivetim. Um garoto, obrigado a encontrar maneiras de sobreviver em um ambiente hostil: as ruas. O tema é comum, mas, talvez, nunca tenha sido tratado com o olhar que Délcio Teobaldo garantiu à obra: não é infantil e não é um romance; é, na verdade, um documentário da tragédia diária com a mescla fantasiosa da ingenuidade infantil. Ponto para ele: venceu o 4º Prêmio Barco a Vapor em 2008 e, em maio, é o escolhido do projeto Livro do Mês. A obra Pivetim, do escritor Délcio Teobaldo, será apresentada nos dias 21, 22 e 23 de maio a estudantes de escolas públicas e privadas, além de acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Na obra, o autor se propõe a denunciar as condições desumanas de muitas crianças que moram nas ruas das grandes cidades brasileiras. O título evidencia o foco particularizado adotado pelo ficcionista na abordagem do tema. A denúncia ganha o público porque não só desmascara e escancara a realidade, como a coloca em meio a sonhos, planos e pensamentos sobre um futuro que talvez não exista.

Délcio Teobaldo nasceu e cresceu em Ponte Nova, Zona da Mata mineira. Neto de batuqueira angolana, cirandeira portuguesa e de  um caboclo contador de histórias, tem a carreira profissional fundamentada nesses contos, ritmos e festas, no requinte dos doces e licores portugueses do Algarve; no poder dos chás, das benzas e unguentos da tradição guarani-banta. É escritor, músico, artista plástico, pesquisador de culturas populares, produtor, editor e diretor de TV.

Os debates com a presença do autor iniciam na terça-feira (21/05), às 19h30min, com acadêmicos do curso de Letras, no auditório do Centro de Educação Tecnológica (CET), Campus I da UPF. Na quarta, dia 22, às 9h, o seminário sobre a obra Pivetim será para alunos e professores das escolas municipais de Passo Fundo, no Teatro do Sesc. Para finalizar, na quinta-feira (23/05), às 9h, também no Teatro do Sesc, o autor conversa com alunos e professores das escolas estaduais e particulares de Passo Fundo. Todos os encontros são abertos à comunidade.

Gostou? Compartilhe