Se a memória está nas fotografias guardadas num álbum antigo, nos objetos que por um motivo ou outro decidimos guardar, se a memória está mesmo nas palavras que lembramos e usamos para contar, nada melhor do que reunir todas essas lembranças possíveis em um só lugar e simplesmente celebrar. É o que acontece no dia 11 de junho, no Museu Histórico Regional, através da abertura da exposição “UPF: 45 anos transformando a cidade” e da sessão de autógrafos do livro “Eu e a UPF – Memórias”.
Parceria entre o MHR e a Aldeia Sul Editora junto com a UPF e a Prefeitura, o evento une duas pontas de uma mesma trajetória: enquanto as fotos registram e ilustram bem a transformação física, a paisagem modificada, a evolução inegável, os relatos das pessoas que estiveram por trás disso completam o mesmo desenho com um pouco do pensamento, do sentimento e da realização pessoal em comemorar agora estes 45 anos.
Parte da intensa programação de aniversário da instituição, a exposição propõe uma visita ao acervo histórico da UPF, constituído não somente de registros fotográficos datados desde a década de 1960 até os dias atuais, mas também uma série de objetos relacionados aos seis primeiros cursos inaugurados em Passo Fundo. Além disso, a mostra traz o resultado de um concurso fotográfico proposto à comunidade, no qual os participantes deveriam captar as mudanças ocorridas no município a partir da fundação da universidade.
O segundo momento da celebração acontece com a sessão de autógrafos do livro “Eu e a UPF – Memórias”, publicação da Aldeia Sul que reúne as experiências e trajetórias de vida de 21 professores aposentados e sua estreita relação com o que a UPF é hoje. Organizado pelo jornalista Ivaldino Tasca, o livro tem apresentação do reitor José Carlos Carles de Souza e participação dos autores Acioly Rösing, Adelvino Parizzi, Afonso Heckler, Agostinho Both, Carlos Madalosso, Diva Migliorini, Elli Benincá, Elmar Floss, Alcides Guareschi, Irany Comin, Irineo Fioreze, Jalila Patussi, José Catharino Ferreira, José Nicolás, Lorena Geib, Milton Menezes, Orley Tisot, Rosa Coitinho, Rui Getúlio Soares, Selina Dal Moro e Sérgio Oliveira.
O evento conjunto acontece no dia 11 de junho, às 18h30, no Museu Histórico Regional, e é aberto ao público. Na ocasião acontece ainda a apresentação do Coral da UPF, também um dos segmentos mais tradicionais da instituição, com regência do maestro Fernando Montini. A exposição segue para visitação até o dia 1º de setembro, de terças a sextas das 9h às 18h e das 14h às 18h aos fins de semana. Mais informações pelo site do MHR, www.upf.br/mhr, ou pelo site da Aldeia Sul Editora, www.aldeiasul.com.br.