Sim! Você já conhece o Miniguia do Segundo! Ele apareceu aqui, nas páginas do O Nacional nas Olímpiadas e, também, no Especial do Fim do Mundo. Agora, ele volta para te informar sobre a 15ª Jornada Nacional de Literatura porque, afinal, falta menos de dois meses e você precisa ler o que ainda não leu e se preparar para toda a programação da semana.
Celebração da leitura, do livro, do autor e do leitor. Uma das maiores movimentações literárias da América Latina transformou Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, na Capital Nacional e da Literatura. Durante 30 anos, foram desenvolvidos projetos e iniciativas para fortalecer ainda mais o propósito do evento, bianual. Esse ano, de 27 a 31 de agosto, a ideia é falar do jovem e das diferentes leituras que o mundo tecnológico possibilita.
Programação Central
Os cinco dias de Jornada serão intensos. Muita discussão, muito autor, muito livro, muita ideia. A primeira noite divulgará o resultado do Prêmio Zaffari & Boourbon de Literatura e do 13º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. O espetáculo de abertura, ainda não confirmado pela organização do evento, dá o tom da semana que se inicia.
O segundo dia inicia com a proposta de falar sobre Corpo, sexualidade e afeto. Diana Corso, Laura Muller, e Mirian Goldenberg são oas responsáveis pela tarefa. Na noite do dia 28, portanto, Walcyr Carrasco, Elizabeth Savalla e Ary Fontouro ministram a conferência O jovem da ficção à telenovela. O show musical fica por conta do grupo Comédia em pé.
A quinta-feira, 29, traz ao Palco de Debates o tema Trabalho, autonomia e consumo e os autores José Castello, Marcelino Freire e Roberto DaMatta para tratar o assunto. O show musical do dia é da dupla Kleiton e Kledir e a conferência da noite, a quatro vozes, falará sobre a convergência das mídias. Cesar Coll - da Espanha -, J.A. Furtado - de Portugal -, Massimo Canevacci - da Irália - e Nelson Pretto são os autores que irão conduzir a noite.
O penúltimo dia, sexta-feira, 30, traz para o Palco de debates o tema “Faces na rede” e os autores Bruna Beber, Jairo Bouer, João Alegria e Vinicius Campos. O show musical fica sob a responsabilidade do AfroReggae. A conferência da noite, com o tema “Narrativas Transmidiais” traz ao palco André Vianco, Bárbara Mota e Guto Lins.
Encerrando a programação, no dia 31, Alejandro Reyes, Sérgio Vaz e Emicida são os responsáveis por falar sobre “A leitura das ruas”, sendo que este último é o responsáqvel, também, pelo show de encerramento. A sessão final acontece por volta das 16h30.
Tema
O jovem, que vive agora, mas tem sua responsabilidade centrada no futuro, se faz de palco para a grande festa literária que Passo Fundo acolhe na última semana de agosto. Se faz de palco e de objeto de discussão: voltada para o jovem, falando sobre o jovem e com jovens, a Jornada Nacional de Literatura traz a realidade da juventude e a vontade de entendê-la. Em um universo onde Ipad, celular e computador entregam ao jovem – e não só a ele – um cenário de oportunidades e disponibilidade de informação, a Jornada Nacional de Literatura busca trazer a leitura para a tela e não só para a página. O tema escolhido, “Leituras jovens do mundo”, coloca em pauta o uso da tecnologia aliado à literatura.
Música
A voz de Humberto Gessinger ressoa, ao fundo. Leio com os olhos… Leio com a língua… Leio com os olhos, boca e ouvidos, pele e nariz – todos os sentidos. Leio comovido todos os sentidos da vida. A canção, composta e melodiada especialmente para a 15º Jornada Nacional de Literatura pelas mentes de Paulo Becker e Gessinger é um aviso: ela está chegando. Para conferir a letra completa da música, acesse: www.jornadasliterarias.upf.br
JorNight
Frequentam a JorNight os alunos do Ensino Médio. Para eles, são noites dias de atividades literárias e musicais. Na quarta, Laura Muller e Mirian Goldenberg, na quinta, André Vianco e Raphael Draccon e na sexta-feira, Bruna Beber e Sérgio Vaz.
Jornada UPF
A novidade desta edição fica por conta da Jornada UPF. Destinada ao público acadêmico vai retratar emancipação social, meio ambiente e sustentabilidade, a leitura das ruas e corpo e sexualidade. Sobem ao palco, Ricardo Abramovay, Sergio Vaz, Tarso Araújo, Humberto Gessinger e Jairo Bauer.
Jornadinha
As atividades, voltadas para o público infantil, são divididas de acordo com os anos escolares: nos dias 28 e 29, a programação é destinada a alunos do primeiro ao quinto ano; e nos dias 30 e 31 aos alunos do sexto ao nono ano. Já os alunos de Ensino Médio serão contemplados na programação da 15ª Jornada. Entre os autores já confirmados para esta edição estão Eliardo e Mary França, Cadão Volpato, Flávia Savary, Flavio de Souza, João Wady Cury, Ilan Brennam, Mirna Pinsky, Marcelo Pires, Margarida Botelho, Eduardo Spohr, Leusa Araújo, João Carrascoza, Patrícia Barboza, Marcelo Mirisola e Miguel Sanches Neto.