Entre quadros e história: como adorar a capital!

Exposição do mês de julho relembra a história e a arquitetura das ruas de Porto Alegre

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para amar Porto Alegre não é preciso muito. A alma da capital gaúcha é facilmente reconhecida nas ruas, no olhar, em quem pelas ruas passeia. A arquitetura, um misto de tradição e modernidade, dá vida à cidade. Entre praças e história, os domingos ganham cor: quem nunca dedicou as tardes do final de semana ao sol ou aos ares do Parque Redenção ou do Parque Farroupilha? Porto Alegre não precisa se esforçar para ser amada, mas uma exposição – durante todo o mês de julho – contribui para o sentimento.

O álbum “POA 240 ANOS” foi uma doação recebida pelo MAVRS – Museu de Artes Visuais Ruth Schneider - em outubro de 2012. Ao todo, são nove gravuras acompanhadas cada uma de um poema de Arnaldo Sisson que homenageia a capital gaúcha e revela ao espectador que é possível existir sensibilidade mesmo em uma efervescente capital como Porto Alegre. E, de fato, existe não só sensibilidade, como emoção. Cada gravura remonta, aos poucos, um pouco da vivência que Porto Alegre traz – um misto de saudade e alegria em cada traço.

Não há definições específicas: o álbum traz gravuras em metal, litografias, e, ainda, a peculiar técnica de monotipia – que consiste, basicamente, em uma técnica de impressão muito simples em que consegue-se a reprodução de um desenho ou mancha de cor numa prova única. Em cada trabalho um aspecto de Porto Alegre que pode passar despercebido no cotidiano contemporâneo de uma grande cidade. A exposição integra a série de ações que serão desenvolvidas pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, em 2013, ano em que completa 17 anos de história.

A exposição foi aberta no dia 01 e segue, na Sala de Exposições do Sesc, até o dia 25. A visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h e a entrada é franca, mas é preciso o agendamento.

Serviço:

Exposição POA 240 anos!
Período: 01/07 a 25/07 - Passo Fundo
Local: Sala de Exposição Sesc – 5º andar – Av. Brasil, 30 – Passo Fundo/RS
Horário: 09h ás 19h – segunda a sexta
Entrada Franca- mediante agendamento.

Gostou? Compartilhe