O ensino da música aliado à grade curricular possibilita novas oportunidades para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Pasqualini. A ação partiu de uma consulta com todas as turmas da instituição, a fim de saber quais seriam os instrumentos preferidos para aprender.
O professor e coordenador do projeto “Música e Escola: uma integração para a cidadania”, Valdemar da Silva Goes, ministra as aulas para os grupos formados, que são divididos entre as modalidades de violão, violino e cavaquinho – as primeiras eleitas entre os alunos.
“As aulas de música acontecem no turno inverso ao das aulas. Este é um meio importante de trazer o aluno para a escola, melhorar a autoestima e a autoimagem, o raciocínio, a concentração, a criatividade e a percepção, além de mostrar o respeito às diversidades culturais. Tudo isso tem impacto direto no ensino”, destacou a coordenadora da Coordenadoria de Educação da SME, Marla Debastiani Maffi.
Estrutura
A escola solicitou apoio da Prefeitura para a construção de uma sala de música e ajuda com os instrumentos. No momento, os ensaios acontecem na Biblioteca e os instrumentos utilizados são disponibilizados pelo professor responsável ou comprados pelos pais dos alunos. A ideia é tornar o projeto fixo para que o estímulo dos alunos continue presente.
“A solicitação nos foi feita e estamos encaminhando este pedido que é importante para a formação do aluno e para a comunidade escolar do Senador Pasqualini”, ressaltou Marla. O secretário de Educação, Edemilson Brandão, acompanhou um dos ensaios, na tarde desta segunda-feira (8). Para ele, é importante que projetos diferenciados estejam presentes na rede de ensino. “A escola se torna viva quando estes projetos são postos em prática. Três pontos são importantes para focar o trabalho: cultura e artes, tecnologia e inovação e esporte e lazer. Com projetos assim, conseguiremos trazer o jovem para a escola”, destacou Edemilson.
Projeto musical incentiva alunos da rede municipal
· 1 min de leitura