Criado com o objetivo de ampliar o acesso a leitura, cultura e lazer, o Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta celebra dois anos de atividades com uma grande festa neste sábado, dia 3 de agosto. Instituto Roberto Zanatta, Prefeitura Municipal de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo, em parceria com o SESC e Sest/Senat organizam uma grande celebração para comemorar os dois anos de intensas atividades no espaço. Nesse período mais de mil crianças de escolas de Passo Fundo e região passaram pelo local e puderam ter contato com o mundo mágico da literatura.
Para o grande dia estão na programação diversas atividades, desde apresentação de bandas e grupos de skatistas, até balé e pintura decorativa. Tudo gratuito e disponível para toda a comunidade interessada em participar. A festa inicia as 14h, na praça Antonino Xavier e Oliveira, em frente ao Hospital da Cidade, onde está localizado o quiosque e se estende até as 17h. Quem comparecer a festa terá a sua disposição pintura decorativa nas unhas, saúde bucal, brinquedos infláveis, além de exposição de banners de Mário Quintana e grafite.
Programação:
14h: apresentação da banda Inconnus
15h: apresentação da banda marcial
15h15: apresentação de skate
15h30: contação de histórias no Quiosque
15h30: aulão de ginástica – SESC
16h: apresentação da banda Improvisíveis
16h30: contação de histórias do grupo Contapramim
16h45: demonstração de Karatê – Sest/Senat
16h30: apresentação de balé – Sest/Senat
17h: apresentação banda Pagolé
Sobre o Quiosque
O Quiosque da Leitura Roberto Pirovano Zanatta, localizado na Praça Antonino Xavier e Oliveira foi inaugurado em 5 de agosto de 2011. Construído em formato de livro aberto, tem 96 metros quadrados e presta homenagem ao escritor passo-fundense Roberto Pirovano Zanatta. O espaço cultural conta com acervo multimidial e oferece à comunidade cursos de inclusão digital, revistas e livros para empréstimo, contação de história para crianças entre outras atividades.
Sobre o Instituto
O Instituto Roberto Pirovano Zanatta surgiu em 2010 com o objetivo de apoiar projetos sociais e culturais de incentivo à leitura. Coordenado por Raquel Pirovano e Cláudio Zanatta, busca manter vivo o trabalho desenvolvido pelo jovem escritor Roberto, que morreu em 2008, deixando uma série de obras de literatura infantil. “Buscamos através do instituto, proporcionar conhecimento para as pessoas através do estímulo à leitura. Através do conhecimento o indivíduo tem a força para ir atrás da sua própria realização”, observa Raquel.