Palavras Fotografadas

Projeto de Leitura da Escola Notre Dame Menino Jesus une fotografia à literatura

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Palavras não são mais que um amontoado de sinais gráficos que representam – com as peculiaridades dos idiomas, dialetos e coloquialismos – tudo aquilo que já foi nomeado, correto? Já, fotografias são apenas as marcas da luminosidade variável emitida pelos corpos, que se eternizam em uma imagem estática, não são? Porém, se conceitualmente tanto palavras quanto fotografias parecem frias, quem já teve o prazer de disparar o obturador de uma câmera fotográfica ou já recebeu o afago das palavras, sabe muito bem que tanto uma quanto a outra são repletas de significados. Por isso, ambas são linguagens. 

O fato de que a fotografia também é possível de ser lida é o que, através do Projeto de Leitura desenvolvido na Escola Notre Dame Menino Jesus, pretende-se exercitar. Todos os mais de 800 estudantes da instituição de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, serão desafiados a produzir fotos que representem as obras literárias indicadas e lidas pelo Projeto. As fotografias farão parte de uma grande exposição de encerramento de ano letivo e integrará todos os segmentos. Para reiterar a fotografia como linguagem, que extrapola o campo de objeto que guarda momentos para serem relembrados pela memória, e marcar o lançamento deste desafio, os estudantes de 5º Ano à 8ª Série do Ensino Fundamental participaram, na manhã da terça-feira (13), um debate com o fotojornalista Diogo Zanatta e o Filósofo Gerson Trombetta.

O Projeto de Leitura desenvolvido na Escola faz parte do projeto estratégico da Rede de Educação Notre Dame, que integra todas as instituições de ensino mantidas por ela no Brasil, com o objetivo de fomentar a leitura e a escrita em diferentes linguagens e suportes, em todos os níveis educacionais.

Gostou? Compartilhe