Uma terra cheia de talentos

Show Talentos da Terra oportuniza o encontro dos talentos que têm, na sua origem, um pouco de Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O evento acontece no dia 1º de setembro, às 15h, no Portal das Linguagens – durante a programação da 15ª Jornada Nacional de Literatura. O ingresso pode ser obtido no Jornal O Nacional, na Escola Musiclass, Na FAC, na UPF Idiomas e no dia 1º no local - conforme a disponibilidade. Ainda, é uma forma de incentivar a solidariedade: novamente a entrada acontece perante 1kg de alimento não perecível a ser doado para entidades carentes.

No calendário, a página que retrata o mês de agosto já tem metade dos seus dias riscados, esquecidos no passado. Os números que ainda aguardam a sua passagem são uma espécie de anúncio do próximo mês que não tardará a chegar. Um poeta, perdido entre muitos, já caracterizou como sábio aquele que divide o tempo em fatias. A fatia referente ao mês de setembro, no seu primeiro dia, além de trazer novas expectativas traz, também, a oportunidade de encontrar talentos cuja origem é esta terra.

Cabo Neves, quando por aqui chegou, não poderia imaginar que Passo Fundo se tornaria o berço de gente que tem em suas veias o dom de encantar. Músicos, escritores, poetas – todos nascidos deste chão que, há 156, abriga quem por aqui chega. Não faltam, também, iniciativas capazes de mostrar o que por aqui é produzido. No dia 1º de setembro a Sonata Produções Culturais apresenta a terceira edição do show “Talentos da Terra”. Buscando valorizar os artistas locais, músicos, intérpretes e compositores, o evento é uma forma de conhecer e reconhecer o talento de todos os filhos de Passo Fundo.

Tais artistas por vezes não encontram local ou público para falar e mostrar aquilo que produzem. O Talentos da Terra é, justamente, a oportunidade de expor à comunidade cada novo acorde, melodia ou palavra. A inciativa não surgiu neste ano. Já em julho de 2011 foi realizada a primeira edição deste evento, no SESC, com a participação de 30 artistas. O Teatro ficou lotado. A participação da comunidade foi intensa. O arrecadado com os ingressos, 400 quilos de alimentos não perecíveis, foi destinado a entidades cadastradas no projeto Mesa Brasil. O evento repercutiu de forma extremamente positiva, envolvendo público de diferentes idades e classes sociais. Crianças, alunos de música, pais e filhos, adultos, idosos - todos estavam lá. Para quem participou, do palco, a satisfação veio em forma de sorrisos e aplausos.

A repercussão, tanto na imprensa quando na valorização da comunidade, possibilitou a realização da segunda edição do evento. Em 2012, o projeto foi ampliado e abrigou 62 músicos, além da Orquestra Beija-Flor com 34 crianças oriundas do Lar Emiliano Lopes. 2013 se apresenta com a oportunidade de uma terceira edição: desta vez, a opção é por realizar o evento dentro da programação da Jornada de Literatura e reunir alguns dos músicos que participaram nas primeiras edições - tornando o show mais dinâmico, com a participação da banda base “Já que são 6” composta por seis integrantes – Paulinho Saggiorato, Pikinês, Luis Escobar, Odorico Ribeiro, Rodrigo Ávila e Samuel Quadros. Os seis deverão acompanhar os 6 intérpretes – Pedro Almeida, Raquel Lara, Eliézer Aires, Ricardo Pacheco, Marcinha Mendonça e Maíti. Os seis irão apresentar duas composições cada um, de sua autoria ou de compositores da cidade. Além deles, há, ainda, a participação de 6 outras atrações que sobem ao palco como convidadas especiais – Marcelo Pimentel, Alexandre Saggiorato, Matheus Pasquali, Rafael Terres, Augusto Baschera e URS Fundão.

Abertura e encerramento do Talentos da Terra ficam por conta de nomes já concretizados no cenário musical regional. Jonathas Ferreira que acabou de gravar um CD e acaba de chegar de uma viagem à França onde estudou com Pierre Bensusan, um dos maiores violonistas de Fingerstyle da atualidade, retorna diretamente para os palcos do Talentos da Terra e é o escolhido para abrir o evento. No encerramento, a Banda General Bonimores apresenta o rock que vem fazendo desde 2010.

Promover a cultura local e valorizar o artista passo-fundense, possibilitando sua interação com o público da própria terra e, ainda, envolvendo a comunidade local e da região com o objetivo principal de educar para a valorização e reconhecimento de artistas que têm no chão passo-fundense a própria casa é a essência do Talentos da Terra. Dirigido musicalmente por Paulinho Saggiorato o evento acontece no dia 1º de setembro, às 15h, no Portal das Linguagens – durante a programação da 15ª Jornada Nacional de Literatura. O ingresso é uma forma de incentivar a solidariedade: novamente a entrada acontece perante 1kg de alimento não perecível a ser doado para entidades carentes.

Gostou? Compartilhe