Faltam sete dias!

Há uma semana do início da 15ª Jornada Nacional de Literatura, os preparativos estão no fim. A ansiedade, não!

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A foto que ilustra essa página não será vista esse ano. A lona, que antes era o palco da festa literária, deixou de existir. Esse ano, a estrutura será diferente. Porque, então, relembrar o verde e vermelho que deram lar, durante anos, para a Jornada Nacional de Literatura? Porque as cores e a lona trazem, junto consigo, o sentimento que se adona de cada um quando a Jornada se inicia. A literatura domina, a cultura se abranda – o homem, esse que se dirige para o Portal das Linguagens, ganha novo rosto, nova voz, nova mente. A transformação é um sinal: a Jornada vai começar!

Uma nova estrutura

A lona foi substituída por uma estrutura metálica. O Circo da cultura deixa de ser, na prática, um circo, e vira oito pavilhões. Um deles terá capacidade para cinco mil pessoas, outro para 2,1 mil e outros quatro para 1,3 mil pessoas, além da praça de alimentação. Cerca de 35 mil pessoas irão passar pelo espaço durante os dias da Jornada. A programação – que inicia no dia 24, com o Festival de Gastronomia – tem atividades programadas para crianças, adolescentes e adultos e a estrutura escolhida para 2013 é mais moderna e segura. Ao que tudo indica, os pavilhões são uma opção acertada. Ainda mais em tempos onde o clima é instável e a lona poderia não ser o mais confortável.

Tecnologia na ponta dos dedos

A interação com computadores, robôs e games, entre outras tecnologias, são exemplos atuais de Leituras jovens do mundo, tema da 15ª Jornada Nacional de Literatura e da 7ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo. Durante a movimentação cultural, de 27 a 31 de agosto, tanto os inscritos quanto a comunidade em geral pode participar de atividades que envolvem essas novas possibilidades da literatura. E a novidade não é só na estrutura. Esse ano há atividades direcionadas para quem não está inscrito na Jornada, mas deseja participar de algumas atividades. Sim, você entendeu certo: não é preciso estar inscrito.

Uma das atividades disponíveis é a Escola de Hackers. O termo não se refere aos criminosos da internet, como muitos imaginam, mas sim a pessoas com criatividade e competência para desenvolver soluções para demandas do dia-a-dia por meio da informática. As crianças e adolescentes, dos ensinos fundamental e médio, que estiverem no Portal das Linguagens durante a Jornada, poderão participar de oficinas na Escola de Hackers, onde poderão aprender os princípios da programação de computadores. O professor Adriano Teixeira, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), responsável por essa atividade, lembra que as oficinas são direcionadas a quem ainda não tem conhecimentos sobre programação, entretanto, quem já possui alguma experiência também pode aproveitar. “O software Scratch será utilizado nas oficinas. Essa ferramenta foi criada no MIT, é ideal para quem está começando a programar e foi desenvolvida para o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela, é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos”, explica o professor.

As oficinas serão oferecidas de hora em hora, pela manhã e à tarde, conforme a ordem de chegada dos participantes. Nessa hora de oficina, de acordo com o professor, mesmo quem chegar sem saber nada de programação construirá um produto, por exemplo, um jogo ou cartão animado, sobre temas relacionados à Jornada. “Cada turma terá entre 10 e 20 pessoas, e nada impede que os professores também participem”, explica Teixeira. Para o professor, a atividade é uma forma de perceber a própria Jornada, fazer uma leitura de mundo, interpretar essa leitura e reescrevê-la a partir do software.

Tecnologia, sim!

Ainda falando de tudo o que as novas plataformas digitais e toda essa tecnologia são capazes de fazer, a 15ª Jornada está tentando diminuir as filas! Para você que já está inscrito, é possível imprimir o seu crachá. Dessa forma, quando chegar ao Portal das Linguagens, você evita as filas e a espera e passa direto ao Circo da Cultura curtir a programação. Basta acessar o link de inscrição no site das Jornadas Literárias e optar pela impressão.

Ainda não está inscrito?

Ok, as inscrições para a Jornadinha, JorNight e Jornada UPF já encerraram. Mas, até o fechamento desta edição, as vagas para a programação central da Jornada ainda não haviam sido totalmente preenchidas, ou seja, você ainda pode participar! Corre pro site das Jornadas Literárias e clica no link da Inscrição e escolha o melhor módulo para a sua disponibilidade. Há a opção, também, de se inscrever em oficinas que serão realizadas durante o Festival de Gastronomia que serão ministradas por alunos e professores do curso de Nutrição. Elas estarão acontecendo de 27 a 31/08, sempre às 10h e 15h. A inscrição deve ser feita no site www.upf.br, link Eventos e Cursos, com um investimento de R$ 5,00. A participação é condicionada à apresentação do DOC.

Programação
Tem de tudo: sexualidade, economia, ficção, literatura de rua e novas mídias digitais. A programação completa do evento pode ser conferida no site das Jornadas Literárias.

Gostou? Compartilhe