Brinquedoteca é atração na 7ª Jornadinha

As atividades terão início antes da Jornadinha, no dia 24/08

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 7ª Jornadinha Nacional de Literatura vai reunir, mais uma vez, pequenos e jovens leitores com autores convidados. Além das discussões sobre as obras dos escritores presentes o público vai poder participar das atividades paralelas, que serão realizadas no Complexo do Portal das Linguagens, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Integra a programação paralela o espaço da Brinquedoteca da Faculdade de Educação (Faed), que estará presente na 15ª Jornada Nacional de Literatura.

As atividades, que terão início antes da Jornadinha, no dia 24/08, e se estendem até o fim da movimentação cultural, no dia 31/08, serão desenvolvidas por acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Design de Moda e por professores. Jogos, leituras e situações didáticas e lúdicas estão entre as práticas que devem ser executadas com os visitantes da Brinquedoteca. Além disso, oficinas do projeto de extensão Literatura Infantil e as Digitais do Vestir - Interação e Aprendizagem serão praticadas, nas quais as crianças vão ter a oportunidade de produzir, com a ajuda de professores e alunos do curso de Design de Moda e com o material têxtil disponível, a identidade dos personagens das histórias.

Segundo a professora da Faed Adriana Bragagnolo, coordenadora do projeto, a atuação dos acadêmicos como bolsistas de extensão possibilita maior qualificação em seu processo de formação. “Os acadêmicos, atuando com estudantes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, nesse espaço pedagógico, compreendem melhor a infância, organizam propostas didáticas e atuam como futuros docentes que promovem momentos ricos de aprendizagem”, comenta.

Novidade nessa edição, a ideia de levar a Brinquedoteca da Faed para a Jornada surgiu a partir de diálogo entre a professora Adriana e a coordenadora geral das Jornadas Literárias Tania Rösing. De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Sylvana Carpes Moraes, a expectativa é grande. “Queremos que as crianças aprendam, interajam e desenvolvam suas potencialidades. A vivência da Jornada também irá ampliar o aprendizado dos alunos, já que o espaço não fica restrito a um público que se dirige somente à unidade acadêmica”, conta.

Brinquedoteca na Faed
A Brinquedoteca tem o intuito de atender a formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia e estabelecer um vínculo com a comunidade, possibilitando que as crianças visitem o local para usufruir do aprendizado transmitido.

Com vários espaços organizados, tais como, cantinho da leitura, cantinho da atividade lúdica e cantinho da fantasia, a Brinquedoteca presta atendimento a alunos de educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Além do projeto Literatura Infantil e as Digitais do Vestir – Interação e Aprendizagem, outros projetos de extensão são executados, como o projeto Cinema Animado – Luz, Câmera e Diversão, onde os visitantes assistem a filmes e fazem registros, e o projeto Planeta Pensando no Futuro e Recriando o Mundo, voltado para questões ambientais e de sustentabilidade, no qual ocorre a exibição de um vídeo, e depois os visitantes constroem maquetes que serão levadas para as suas escolas.

Jornada
As Jornadas Literárias são realizadas há 32 anos pela UPF em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo.  A 15ª edição ocorre de 27 a 31 de agosto e conta com o patrocínio da Pepsi, Petrobras e Banrisul;  com o apoio dos ministérios da Educação e Cultura e da Secretaria  Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, entre outras empresas e  órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas  no portal www.jornadasliterarias.upf.br,  pelos e-mails [email protected]  ou [email protected] e pelo telefone (54) 3316 8368.

Gostou? Compartilhe