Um novo elemento foi adicionado à movimentação cultural que transformou Passo Fundo em Capital Nacional da Literatura: a gastronomia. Antecedendo os debates da 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, teve início neste sábado, dia 24 de agosto, a primeira edição do Festival de Gastronomia - Páginas Saborosas, com a participação de autoridades, convidados, professores, alunos e comunidade. O evento se estende até 1º de setembro, no Pavilhão Gastronômico, e objetiva implementar, no contexto de formação de leitores adultos, jovens e crianças, ações educacionais e culturais pelo viés da gastronomia. A iniciativa é uma promoção conjunta entre Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Passo Fundo e Revista Prazeres da Mesa.
O Festival de Gastronomia prevê uma série de atrações, com destaque para a apresentação e degustação diária dos pratos vencedores da Maratona Gastronômica, evento realizado em 2010 que elegeu comidas típicas de oito cidades da região pertencentes ao Fórum da Microrregião Cultura e Tradição. Além disso, estão ocorrendo aulas temáticas com renomados chefs, em diferentes horários. Inscrições devem ser realizadas no site da UPF – www.upf.br, link Eventos e Cursos.
Já as oficinas culinárias estão sendo direcionadas a dois públicos: comunidade em geral e cozinheiras, merendeiras e trabalhadores das redes públicas de ensino, e ocorrem do dia 27 ao dia 31. A inscrição também deve ser feita no site www.upf.br, link Eventos e Cursos. A programação conta ainda com um Festival de doces nativos, no dia 1º/09.
Integração da região
Música e dança marcaram a abertura do Festival de Gastronomia, por ação do Festerê Literário, que prepara a cidade para receber a Jornada. Diferentes grupos de Passo Fundo realizaram, em conjunto, uma performance de recepção aos convidados. Em seguida, a coordenadora geral das Jornadas Literárias, Tania Rösing, saudou os participantes em nome da Comissão Organizadora Interinstitucional e destacou que gastronomia é arte e cultura. “Convidamos toda comunidade a prestigiar os municípios da região, que estão apresentando seus pratos típicos”, pontuou.
De acordo com o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, a Instituição se sente honrada em ser uma das promotoras do Festival. “A UPF, ao longo dos seus 45 anos, realiza distintas atividades relacionadas à cultura e à educação. Este Festival, especificamente, demonstra não apenas nossa capacidade em propor eventos inovadores, mas também é um congraçamento com a comunidade na busca pelo seu desenvolvimento”, sintetizou. A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin também prestigiou o evento.
Em nome dos chefes de Executivo de todos os municípios que integraram a Maratona Gastronômica e estão apresentando seus pratos típicos, o prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo afirmou quo o Festival de Gastronomia veio para ficar. “É uma iniciativa que merece ser valorizada e abraçada pela comunidade”, argumentou.
Para a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF, Jurema Schons, a população regional respira com mais intensidade a cultura a partir deste sábado. “No Festival, a leitura é feita com órgãos e sentidos, diferentemente da forma convencional de ler, se é que existe a forma tradicional de leitura”, disse. O ICB é a unidade acadêmica à qual pertence o curso de Nutrição, envolvido na programação do Festival por meio de seus alunos e professores.
O diretor editorial da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho, lembrou que Páginas Saborosas é uma das seções da publicação. “A gastronomia é fonte de receitas em todo o mundo. Por isso, acreditamos nesse evento, que estamos promovendo pela primeira vez”, resumiu.
Ingressos e informações
Diversos shows e espetáculos serão oferecidos durante o Festival de Gastronomia. Confira no site www.jornadasliterarias.upf.br/15jornada a programação completa e os locais onde pode-se adquirir ingressos, inclusive para a degustação diária de pratos.
Assessoria da Jornada