Como uma criança pequena, a 15ª Jornada Nacional de Literatura deu seus primeiros passos no final de semana. O palco de debates ganha vozes, palco e plateia somente na terça-feira, mas a programação do Festival de Gastronomia Páginas Saborosas iniciou no sábado e levou centenas de pessoas ao Portal das Linguagens. Além de comida e literatura, espetáculos de teatro: no sábado, “A Cãofusão, uma aventura legal para cachorro” e no domingo “A Roupa Nova do Rei”.
A tarde de domingo, por exemplo, foi dominada pelo frio e pela chuva, mas o clima não impediu que crianças acompanhadas dos pais esperassem, ansiosas, o início da apresentação do espetáculo. Trazido à Passo Fundo pela Sonata Produções Culturais, “A Roupa Nova do Rei” foi apresentado ao público pela voz de Tania Rösing. Sorridente, a idealizadora das Jornadas Literárias brincou com o público e convidou para que participassem, também, durante a semana. Depois de sua fala, o palco ganhou novas cores: em cena, uma história capaz de divertir. Um espetáculo que não tem um enredo previsível e que é coeso e bem marcado, com caracterizações muito especiais dos personagens, o que inclui um figurino colorido e maquiagens cômicas.
A peça é uma adaptação do texto de Hans Christian Andersen e conta a história de um Rei cuja vaidade é maior que sua capacidade de governar. Em uma busca incessante por uma roupa que lhe pareça interessante, o rei esquece-se de todo o resto. O enredo pode parecer pesado, mas, por aqui, é a leveza quem comanda. Diante da situação do reino - dominado pela vaidade - dois espertos tecelões aproveitam-se da ingenuidade da corte para lucrarem. A promessa é por um tecido muito especial que só poderá ser visto por pessoas muito especiais ou inteligentes. No desenrolar da história, inúmeras situações engraçadas, artimanhas e confusões ganham o palco e conquistam a platéia, encantando crianças de todas as idades e despertando o espírito lúdico presente em todos nós. Entre gargalhadas, as crianças preenchem os primeiros espaços vazios das lonas da 15ª Jornada de Literatura.
O espetáculo, baseado na obra de Andersen, tem o texto de Roberto Oliveira e direção de João Pedro Madureira que tem também, em sua carreira, participações como ator e diretor de espetáculos. Com 10 indicações ao Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil - melhor espetáculo, produção, direção, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, figurino e dramaturgia - “A Roupa Nova do Rei” traz no elenco nomes como Carlos Azevedo, Casemiro Azevedo, Joilson Borges, Lisiane Medeiros e Vinícius Meeguzzi. O enredo somado às atuações e ao figurino faz da peça uma montagem simples, com uma mensagem que certamente povoará as lembranças e proporcionará a reflexão sobre o valor que cada um dá para a própria mente e para o próprio modo de viver e sentir.
Curta a página do O Nacional na Jornada para saber tudo o que acontece na Festa das Letras: http://on.fb.me/159KbNg