Yamandu Costa na Jornada

Yamandu Costa e Dante Ramon Ledesma encantam público da 15ª Jornada Nacional de Literatura

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O passo-fundense Yamandu Costa, violonista e compositor reconhecido internacionalmente pela mistura de estilos e qualidade técnica, foi atração, junto com seu convidado Dante Ramon Ledesma, no primeiro dia de programação da movimentação cultural da 15ª Jornada Nacional de Literatura. As atividades tiveram início neste dia 24 de agosto com o Festival Gastronômico - Páginas Saborosas, antecedendo os debates literários, que iniciam no dia 27 de agosto.

Yamandu e Dante subiram ao palco do Portal das Linguagens e encantaram o público. Tocaram de choro à música clássica brasileira, de milongas a tangos, zambas e chamamés.

Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços”. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello, entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical, é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de sete cordas.

Já Dante Ramon Ledesma é argentino nascido em Río Cuarto, na província de Córdoba. Cidadão brasileiro desde 1978, canta desde os 5 anos de idade. Sua biografia consta que em mais de 30 anos de carreira já realizou mais de sete mil espetáculos em todo o Brasil e América Latina, sempre entoando letras que remetem à consciência crítica e união entre os povos latino-americanos.

A realização do show é da Planet Shows Multi Eventos e UPF 45 anos.

Jornada de Literatura
Pioneira no calendário brasileiro de eventos literários, a Jornada é realizada desde 1981 e, nessa 15ª edição, receberá mais de uma centena de escritores de 11 nacionalidades. O tema escolhido pela organização para guiar os debates é “Leituras jovens do mundo”. Entre os dias 27 e 31 de agosto, autores, intelectuais e leitores vão explorar o potencial, as preferências e a diversidade de interesses e de comportamentos do público jovem, em especial.

A realização das Jornadas Literárias é da Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e com apoio de Pepsi e Petrobras, além de outras empresas e órgãos públicos. A programação completa da movimentação cultural está disponível em www.jornadasliterarias.upf.br.

Gostou? Compartilhe